Ivonei Lima

Secretário de Saúde Ivonei  Oliveira Lima | Arquivo/Fatos do Iguaçu

Mesmo no inverno é preciso combater o mosquito transmissor

Por Nara Coelho

Durante reunião realizada recentemente com representantes da comunidade e os vários setores da administração pública visando montar ações de combate ao mosquito Aedes Aegipti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus, o secretário de Saúde Ivonei Oliveira Lima informou que  Pinhão não é mais um município imune à dengue, pois foram encontrados vários focos da larva do mosquito, houve o registro de um caso de dengue.

A situação é preocupante, foram encontrados 7 focos da doença em locais diferentes dentro da cidade. ”Os focos que foram encontrados são armadilhas que espalhamos em pontos estratégicos e esses pontos indicam que o Pinhão está infestado das larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus, para deflagrar uma epidemia é só termos um caso de uma das doenças e um desses mosquitos que estão em formação picar esse indivíduo para ocorrer um surto da dengue aqui no município”, afirmou o secretário. Ele lembrou que o município não tem estrutura e nem pessoal para atender um surto da dengue, que a prevenção é essencial para se evitar situações drásticas.

AÇÕES QUE POSSIBILITAM A FORMAÇÃO DE FOCOS

A equipe de endemia apontou que as pessoas às vezes não contam que ao executarem suas tarefas profissionais diárias acabam criando lugares propícios para a formação das larvas do mosquito, como quando os lava-jatos deixam a água empossar ou mesmo quando se abre uma estrada de chão ou vai aterrar ou descampar um terreno e  deixa valas que se tornarão poças de água, ou as borracharias que não cobrem os pneus que, com as chuvas se enchem de água,entre outros, todos essas situações criam ambientes excelentes para que o mosquito bote seus ovos.

INVERNO NÃO MATA O MOSQUITO

É muito importante que as pessoas entendam que o inverno não mata o ovo ou larva do mosquito, ao primeiro calor ela eclode, assim, mesmo durante o inverno é preciso manter todo o cuidado e vigilância para não criar situação propícia para o mosquito colocar seus ovos.

UMA TAMPINHA DE GARRAFA GERA MUITOS MOSQUITOS

É preciso que todos criem a consciência que numa tampinha de garrafa que fique com água pode ser um lugar ideal para o mosquito se reproduzir, nela, ele bota muitos ovos. Assim, todos, seja nos locais de trabalho ou em casa devem constantemente estar verificando se não tem locais que possam juntar água.

 

Compartilhe

Veja mais