Deputado Emerson Bacil destaca a tradição de São Mateus e municípios da região na exploração e processamento da erva-mate. / Foto: Orlando Kissner/ALEP.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou nesta quarta-feira (24) à tarde a constituição da Frente Parlamentar de Incentivo à Erva-Mate, proposta pelo deputado Emerson Bacil (PSL). O parecer favorável ao requerimento foi emitido pelo deputado Artagão Júnior (PSB).

Desenvolvimento – Durante a reunião os deputados receberam a visita do ex-governador Orlando Pessuti, que se congratulou com os membros da Comissão de Agricultura pela criação da Frente Parlamentar de Incentivo à Erva-Mate. Como ex-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo-Sul, Pessuti lembrou que o BRDE desenvolveu em sua gestão uma ativa política de apoio ao setor, através de operações de crédito que facilitaram ações de ampliação, expansão e modernização das plantas industriais da erva-mate.

Ao defender a formação da Frente, o deputado Bacil lembra a tradição de São Mateus e municípios da região na exploração e processamento da erva-mate, que constituiu importante ciclo econômico no desenvolvimento do estado do Paraná. Bacil enfatiza que a erva-mate é uma importante fonte de geração de emprego e que o apoio da Frente Parlamentar estimulará a consolidação do setor como polo econômico de grande dinamismo.

A reunião da Comissão de Agricultura foi presidida pelo deputado Anibelli Neto (MDB) e teve a presença dos deputados Artagão Júnior, Luiz Fernando Guerra, Soldado Adriano e Professor Lemos (PT).

Compartilhe

Veja mais