Rev. Sandro

Calma leitor, estou sendo sarcástico, mas infelizmente vivemos hoje um culto ao egoísmo, isso se tornou uma espécie de religião. Casamentos enfrentam conflitos terríveis e muitos chegam ao fim, devido ao egoísmo. Filhos não honram seus pais, não ouvem seus conselhos, por causa do egoísmo.

Há uma dificuldade enorme de reconhecer seus erros, por causa do egoísmo. Na esfera política, vemos tanta coisa feia acontecendo, e por mais que haja provas irrefutáveis de corrupção, má gestão e outros mais, sempre ficam recorrendo, mas não reconhecem seus erros. Fazendo um trocadilho, o egoísmo é o ópio de nosso tempo.

Pessoas próximas a você, podem estar numa situação difícil, no relacionamento, no trabalho, passando por dificuldades financeiras, amarguradas, mas tendem a parecer que está tudo bem. A imagem de que está “por cima da carne seca”, que está sempre feliz, que sabe de tudo, precisa ser preservada, pois a opinião dos outros é muito importante e essa opinião precisa ser a melhor possível.

Casais que poderiam estar desfrutando de dias mais felizes, lutando juntos, apoiando um ao outro, mas devido ao egoísmo, entram em conflitos desnecessários, estão tão preocupados consigo mesmos, que não atentam para o bem-estar do outro. Na verdade, muitos deveriam casar consigo mesmos, pois entram num relacionamento se preocupando apenas com o “eu”.

Grande parte dos problemas vistos em muitos relacionamentos se resolveriam se houvesse quebrantamento, humildade, reconhecimento de suas falhas. Vejo muitos filhos humilhando seus pais, exigindo coisas que seus pais não podem comprar, não considerando seus conselhos, passando a imagem de bom moço, quando na verdade, não arruma nem a sua cama e reclama da comida ainda.

O egoísmo tem levado muitos filhos a tratar os pais como se fossem coisas e tratam as coisas como se fossem pessoas. Não adianta postar mensagens piedosas no dia das mães, se no dia a dia não respeita e ai se alguém chamar atenção.

É claro que o egoísmo está presente também nos pais, pais ausentes, ignorantes, cheios de si, achando que, porque colocam o pão na mesa, já estão fazendo mais que o suficiente pelos filhos. Pais que enxergam falhas nos professores, nos filhos dos outros, mas não conseguem enxergar o quanto tem falhado com seus filhos, e quanto tem falhado na educação dos mesmos. Tudo isso, gerado pelo egoísmo.

O egoísmo cega, traz sérios danos, para a vida, família e tudo mais. É por isso que Jesus, no seu primeiro grande sermão, o sermão do monte, ao falar sobre o segredo da felicidade, começa dizendo: “Bem-aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5.2). Cuidado com orgulho, cuidado com o egoísmo.

O segredo de um casamento, uma família feliz está em vencer o egoísmo, e a arma mais eficiente é a humildade, pois revela nossas limitações e nos dá a oportunidade de crescer, de melhorar, de recomeçar, de lançar fora o que não presta, de buscar o que vale a pena.

Que Deus nos livre de cairmos na armadilha do egoísmo e nos dê sempre um coração humilde.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão.


ENTRE EM CONTATO CONOSCO – FONE 36771103 e 999813992. 


Compartilhe

Veja mais