“Atendemos em média quatro casos por mês  no CREAS, mas sabemos que o número é maior”, Jully, psicóloga

No Brasil, o dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A data relembra que, em 1973, uma menina de oito anos, moradora em Vitória, capital do Espírito Santo, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, seu corpo foi encontrado seis dias depois carbonizado, seus agressores nunca foram punidos.

Em Pinhão, a Rede de Assistência Social, junto com secretaria municipal de educação fizeram reuniões durante o mês de abril com as escolas municipais e estaduais  com o objetivo de explanar sobre o abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes que atingem o município e pensarem juntos estratégias para trabalhar a questão nas escolas. O prefeito Odir Gotardo esteve presente nessas reuniões.

Alerta

Foi realizado no dia 25 de abril a capacitação com diretores e pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e dia 27 foi a vez dos diretores e pedagogos das escolas municipais e colégios estaduais. “Atendemos em média quatro casos por mês aqui no CREAS, mas sabemos que o número é maior. Os agressores geralmente fazem parte da convivência da criança ou adolescente, normalmente são padrastos, tios, primos. É necessário que se faça um Boletim de Ocorrência, que seja informado o Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar e Civil. Os responsáveis devem ficar alertas”, informou a psicóloga do CREAS, Jully Danúbia de Oliveira.

Segundo a psicóloga, todos sofrem com tais atitudes, as famílias após a violência ficam também vitimizadas, necessitando de orientação, atendimento e acolhimento por toda a Rede. “A dificuldade ainda é maior quando a violência é contra um menino, de exporem o que e como aconteceu”, contou a psicóloga.

Conscientização

No mês de maio haverá uma ampla divulgação sobre o assunto para a população. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberão dia 26 de maio capacitação com uma palestra informativa em parceria com a secretaria de Saúde. “Estaremos promovendo uma caminhada chamando a atenção da comunidade, é um assunto muito sério e todos sofrem. A qualquer sinal de um comportamento estranho da criança, pais e responsáveis devem procurar os órgãos competentes” frisou Jully.

Violência sexual

É uma situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha, ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Denúncias

Informações sobre abuso de menores podem ser repassadas, anonimamente, pelo serviço Disque-Denúncia, seja pelo telefone 181 ou ainda, pelo site (www.181.pr.gov.br), clicando em “Faça sua denúncia”.

Compartilhe

Veja mais