Nissan Versa Exclusive

por Luiz Humberto Monteiro Pereira / AutoMotrix

Até meados do ano passado, o Nissan Versa enfrentava uma contradição. Era um dos carros mais vendidos da Nissan no Brasil, mas o visual controverso e datado, principalmente na traseira, causava alguns “narizes torcidos” até entre as próprias concessionárias da marca. O antigo modelo continua a ser produzido na cidade fluminense de Resende, no entanto, mudou de nome – passou a se chamar Versa V-Drive – e foi remanejado para a função de sedã “de entrada” da linha. De outubro para cá, a nova geração do Versa passou a ser importada da fábrica de Aguascalientes, no México. Com sua estética mais contemporânea e harmônica, além de aprimoramentos tecnológicos, o sedã compacto “ganhou moral” para encarar rivais bem equipados como o Chevrolet Onix Plus, o Volkswagen Virtus, o Fiat Cronos e o Honda City. E a versão “top” Exclusive, que agrega todas as novidades da linha, funciona como o melhor “cartão de visitas” do novo Versa.

Vista lateral do Nissan Versa Exclusive
Nissan Versa Exclusive – Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            Na nova geração, o sedã ficou sutilmente mais baixo, mais largo e mais longo, ao mesmo tempo em que preservou o interior espaçoso da versão anterior. Dentro do conceito estético que a Nissan chama de “geometria emocional”, a frente é marcada pela vistosa grade V-motion, característica dos recentes modelos da Nissan, e pelos faróis em leds de alta potência em forma de asa. Na traseira, as lanternas em leds têm um desenho em ponta de flecha e o teto adota um estilo “flutuante”, acentuando a silhueta aerodinâmica, com uma fluidez que remete aos cupês. Os espelhos externos são na cor da carroceria e incorporam as luzes de seta. Sob o capô, o motor é o mesmo do Kicks, um 1.6 de quatro cilindros flex de 114 cavalos e 15,5 kgfm. O câmbio Xtronic CVT da versão Exclusive também vem do SUV. 

            Por dentro, o painel de instrumentos em forma de asa amplia a sensação de espaço. Na versão Exclusive, muitos revestimentos são “soft touch” e as inserções de materiais em dois tons nas portas e nos bancos dão mais requinte ao estilo. São mais de vinte compartimentos para acomodar diferentes objetos. O porta-malas acomoda até 482 litros de carga, 22 litros a mais do que na geração anterior. O sistema multimídia Nissan Connect, disponível de série a partir da configuração Advance, tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, espelha os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, e tem assistência de voz para ler mensagens e as atualizações de software e do aplicativo do GPS. É possível de se fazer a conexão simultânea de dois equipamentos, via Bluetooth, para o uso de um deles, para a condução com as mãos livres e, de outro, para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

Visão interna do Nissan Versa Exlusive
Nissan Versa Exclusive – Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            O Versa vem equipado de série desde a versão de entrada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa, chave presencial com botão de ignição e Isofix de cadeirinhas infantis. Entre os itens mais sofisticados reservados à versão “top” Exclusive estão o acabamento premium nos bancos, o ar-condicionado automático digital, o apoio de braço central traseiro, o volante com “soft touch”, a antena estilo barbatana de tubarão, os faróis em leds, as rodas de alumínio aro 17 com acabamento usinado, o alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, a Visão 360 Graus Inteligente com imagem integrada à tela do rádio, o detector de objetos em movimento, o alerta de tráfego cruzado traseiro, o monitoramento de ponto cego, o espelho com aquecimento e o GPS integrado, raridade no segmento.

            O Versa Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto (como no modelo testado), ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza. A versão “top” do Versa tem preço sugerido de R$ 103.490 com frete incluso (preço válido para todo território nacional, exceto para o Estado de São Paulo, onde houve aumento no ICMS dos automóveis). O valor vale para as cores Branco Aspen e Preto Premium. Qualquer outra cor (Branco Diamond, Prata Classic, Cinza Grafite, Azul Cobalto, Vermelho Malbec e Vermelho Scarlet – a do modelo avaliado), acrescenta R$ 1.450 à fatura.

Experiência a bordo

Elegância tecnológica

            Na versão Exclusive do Versa, as superfícies acolchoadas no painel e as costuras aparentes de alto padrão denotam qualidade. O espaço interno continua amplo e se equipara ao de alguns sedãs médios, porém, o conforto para o quinto ocupante é prejudicado pelo túnel central e pelo ressalto para o apoio de braço no encosto. A coluna de direção tem regulagem em altura e distância. Os bancos espessos da linha Gravidade Zero da Nissan têm anatomia correta e são bastante confortáveis em viagens. A partida é por comando no console e pode-se entrar e sair do carro sem o uso da chave. Contudo, a característica mais sedutora da versão topo de linha do novo Versa fica por conta das imagens geradas pelas quatro câmeras localizadas na frente, na traseira e nas laterais do sistema de Visão 360 Graus Inteligente. O sistema fornece total visibilidade do entorno, como se o carro estivesse sendo filmado de cima. Parece uma imagem de game.

Nissan Versa Exclusive – Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            Também herdado do Kicks, o painel de instrumentos em TFT com display colorido traz mostradores configuráveis e oferece informações como as dos alertas de colisão frontal com assistente de frenagem, do detector de objetos em movimento, do monitoramento de ponto cego, dos sensores de estacionamento e de afivelamento dos cintos de segurança traseiros e configurações gerais do veículo. As telas ainda atualizam sobre objetos esquecidos no banco traseiro e dados do tacômetro, a temperatura externa, o GPS, o áudio e o telefone conectado. Ainda no painel em TFT, é possível ver as direções indicadas pelo GPS sem precisar desviar o olhar para a tela do sistema multimídia no centro do painel. As duas tomadas USB dedicadas aos passageiros de trás são uma boa ideia, mas a ausência de iluminação nos espelhos dos para-sois e porta-luvas poderia ser revista.

Impressões ao dirigir

Conforto com privilégios

Nissan Versa Exclusive
Nissan Versa Exclusive – Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            Em comparação com a geração anterior, é fácil de se notar que o novo Versa está mais agradável de se dirigir e transmite sensações de consistência e de estabilidade inatingíveis pelo antigo (o atualmente denominado V-Drive). Apesar de o Versa compartilhar o “powertrain” com o Kicks, oferece um desempenho dinâmico bem mais interessante. A explicação é simples. Como o sedã é em média 40 quilos mais leve do que o SUV em versões de acabamento equivalentes, além de ser mais baixo e ter melhor aerodinâmica, o motor 1.6 16V acaba conferindo ao Versa um comportamento mais ágil e mais equilibrado nas curvas mais rápidas. O CVT se entende bem com o motor e a transmissão tem o modo “Sport” – acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas mais rápidas. Não há trocas manuais de marchas, no entanto, a simulação das mudanças em altas rotações tira um pouco daquela sensação tediosa de giro constante dos CVTs antigos. O nível de ruído é até comedido para esse tipo de transmissão.

            Se o conjunto mecânico é correto, apesar de não oferecer a exuberância de torque e potência dos rivais com turbocompressor, um inegável destaque do novo Versa é a suspensão. Segundo a Nissan, as molas e os amortecedores foram revistos, De fato, o Versa tornou-se muito bem resolvido em relação aos ruídos e vibrações e ostenta um conforto de rodagem digno dos bons sedãs médios A Nissan deu ao sedã um conjunto suspensivo que equilibra conforto e capacidade de absorção de impactos sem afetar a dirigibilidade. O fim de curso dos amortecedores demora a aparecer e a carroceria não aderna excessivamente nas curvas fechadas. A direção elétrica é leve nas manobras de estacionamento e tem a consistência adequada em velocidades mais altas. E  o isolamento acústico é bem superior ao do antigo Versa. 

            Na configuração Exclusive, a segurança é otimizada por conta do Nissan Intelligent Safety Shiel, composto por sistemas integrados que ajudam a monitorar o movimento no entorno e responder a ações inesperadas. O alerta de colisão frontal detecta objetos e avisa ao motorista no painel. Caso o condutor não acione o freio, o assistente inteligente de frenagem atua para brecar o carro. O alerta de tráfego cruzado traseiro previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, pois emite sinais quando da aproximação de outro veículo. 

Ficha Técnica

Nissan Versa Exclusive

Visão geral do motor do Nissan Versa Exclusive
Nissan Versa Exclusive – Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Motor: 1,6 litro, 1.589 cm³, quatro cilindros, 16 válvulas, CVVTCS, flex (etanol e gasolina) e acelerador eletrônico. Injeção eletrônica multiponto sequencial           

Potência: 114 cavalos a 5.600 rpm (etanol e gasolina)                          

Torque: 15,5 kgfm a 4 mil rpm (etanol e gasolina)                                 

Taxa de compressão: 10,7:1                            

Diâmetro e curso: 78 x 83,6 mm           

Direção: elétrica com assistência variável                                                        

Tração: dianteira                                 

Transmissão: Xtronic CVT                    

Suspensão: dianteira independente, tipo MacPherson, com barra estabilizadora, e traseira com eixo de torção e molas helicoidais

Freios: dianteiros com discos ventilados e traseiros com tambor                                              

Rodas: liga leve, 17 polegadas

Pneus: 205/50 R17

Dimensões: 4,49 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos       

Porta-malas: 482 litros

Tanque de combustível: 41 litros                                 

Peso em ordem de marcha: 1.131 quilos

Preço: R$ 104.940 na cor Vermelho Scarlet do modelo avaliado (preço válido para todo território nacional, exceto para o Estado de São Paulo, onde houve aumento no ICMS dos automóveis)

LEIA TAMBÉM:

Chevrolet S10 High Country :Traje de rodeio

A Fiat apresenta a linha 2022 da Toro

Dentro da tendência “dark”, a série limitada Midnight do Chevrolet Onix Plus investe na estética

 

 

Compartilhe

Veja mais