Foto: Valdir Amaral/Alep

Redação Portal Fatos do Iguaçu com Ascom/Alep


As vereadoras de Pinhão, Vilma Aparecida Ferreira e Solange Adronski, que atuam como Procuradora e Procuradora Adjunta da Mulher, respectivamente, participam do 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Estado do Paraná – Representatividade da Mulher na Política, realizado nesta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Paraná.

O evento, promovido pela Procuradoria da Mulher da Assembleia, pelo Fórum Paranaense de Instância de Mulheres de Partidos Políticos e pela Escola do Legislativo, busca qualificar tecnicamente prefeitas, vereadoras e vice-prefeitas, além de fomentar debates sobre políticas públicas voltadas às mulheres. O encontro segue até esta quinta-feira, 20 de fevereiro.

Representatividade feminina cresce na política

O presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), destacou que a participação feminina na política tem aumentado nos últimos anos. Em 2024, 37 prefeitas foram eleitas no Paraná entre as 150 candidatas. Além disso, as mulheres ocupam quase 18% das cadeiras nas Câmaras Municipais do estado.

“Minha convicção é de que a participação feminina na vida pública não é apenas uma questão de representatividade, mas de justiça e avanço social. A voz feminina enriquece o debate e fortalece a democracia”, afirmou Curi.

A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia, deputada Cloara Pinheiro (PSD), enfatizou o crescimento do evento em relação ao ano anterior, com a presença de 400 participantes. Ela também reforçou a meta de instalar Procuradorias da Mulher em todos os municípios do Paraná nos próximos dois anos. Atualmente, 164 cidades já possuem o órgão.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância da Procuradoria da Mulher para os municípios menores e ressaltou que eventos como esse promovem a união entre as lideranças femininas.

Lideranças reforçam necessidade de maior participação feminina

Diversas deputadas estaduais presentes no evento reforçaram a necessidade de ampliar a presença feminina na política. A 1ª vice-presidente da Assembleia, Flávia Francischini (União), destacou que é preciso criar mais Procuradorias da Mulher no estado para garantir um espaço adequado às mulheres em todos os municípios.

A deputada Maria Victoria (PP) ressaltou que a presença feminina na política agrega qualidade às decisões públicas. “Temos uma inteligência emocional e sensibilidade que ajudam muito nas políticas públicas. Se mulher votasse em mulher, essa questão já estaria resolvida”, pontuou.

A deputada Ana Júlia (PT) enfatizou a luta feminina pela ocupação de espaços na política e frisou que ainda há muito a avançar. “O que temos hoje ainda é pouco, não é o que merecemos”, declarou.

Palestras e debates

O evento contou com a participação da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, que reforçou a necessidade do engajamento das mulheres na política. Segundo ela, o governo federal trabalha para criar secretarias da mulher nos municípios, fortalecendo políticas públicas voltadas às mulheres.

Foram apresentadas ainda iniciativas como Feminicídio Zero, Março das Mulheres e Agosto Lilás Brasil, além da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que realiza mais de 2 mil atendimentos por dia.

A vice-prefeita de São João do Ivaí, Olivia Froes, destacou a importância da Procuradoria da Mulher em sua cidade, de apenas 11 mil habitantes. “As mulheres se sentem mais acolhidas e seguras ao ter essa representatividade”, disse.

O evento reúne lideranças políticas e representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), do Ministério Público, do Governo do Estado e de entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres.

Procuradoria da Mulher em Pinhão

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Em Pinhão, a Procuradoria da Mulher, representada pelas vereadoras Vilma Ferreira e Solange Adronski, tem trabalhado para fortalecer a defesa dos direitos das mulheres no município. A participação no encontro na Assembleia Legislativa do Paraná reforça o compromisso das parlamentares em ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher.

Compartilhe

Veja mais