Foto: reprodução transmissão ao vivo/redes sociais

Por Naor Coelho – Portal Fatos do Iguaçu


Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pinhão, realizada na segunda-feira (22), o vereador Luciano Padilha (PSD) fez uma grave denúncia ao usar a tribuna. Segundo ele, teria sido alvo de uma tentativa de coação por parte do filho do prefeito Valdecir Biasebetti (PP).

Em seu discurso, Padilha destacou inicialmente assuntos relacionados à demanda de abastecimento de água no bairro Pinheirinho, mas logo mudou o tom para relatar o episódio. O parlamentar afirmou que, em razão de seu trabalho de fiscalização e cobranças por transparência na gestão municipal — como pedidos de prestação de contas da Festa do Pinhão e contratos firmados pela Prefeitura —, passou a enfrentar situações que classificou como “delicadas”.

O vereador contou que, ainda nesta segunda-feira, enquanto desempenhava suas funções como contador efetivo da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu, onde atua há quase 20 anos, recebeu a visita inesperada do filho do prefeito de Pinhão, acompanhado de outro cidadão. Segundo Padilha, ambos questionaram sua carga horária, holerite e situação funcional, em tom que considerou intimidador.

Isso é inadmissível. Será que estão querendo calar este vereador?”, questionou Padilha em plenário, acrescentando que nunca havia citado o nome do filho do prefeito em seus pronunciamentos e classificando a atitude como tentativa de silenciamento.

O vereador ainda afirmou que respeita a figura do prefeito e o mandato que lhe foi conferido pelos eleitores, mas reforçou que seu papel — assim como dos demais parlamentares — é fiscalizar os atos do Executivo. “No pleno século XXI, voltarmos ao coronelismo é algo que não podemos admitir”, declarou.

Padilha pediu que os colegas vereadores, assim como o próprio prefeito, se atentem à gravidade do episódio. “Caso contrário, chegaremos a uma situação desagradável. Estou tornando público porque não posso concordar com esse tipo de atitude”, concluiu.

A Câmara Municipal de Pinhão ainda não se manifestou oficialmente sobre a denúncia.

Ouça a fala do vereador na íntegra:

Compartilhe

Veja mais