Pastor Sandro

Temos enfrentado dias congelantes, principalmente nas manhãs, que dificuldade sair debaixo do cobertor. Mudamos o vestuário, aumentamos a quantidade de cobertores para vencermos o inverno. Por mais que esteja frio, nos sentimos aquecidos. Enfrentar um rigoroso inverno é desafiador, mas o maior desafio é o inverno da alma.

O inverno da alma, não se vence com mais cobertores, ou mais blusas, é mais complicado, porque mexe com o orgulho das pessoas. Vivemos num contexto onde muitos são frios nos relacionamentos, no cuidado com o próximo, as dificuldades, as dores do outro, não tocam.

Vemos pessoas que não se quebrantam com facilidade, mesmo quando errados, continuam gelados sem reconhecer suas falhas, limitações e outros. Precisamos vencer o inverno da alma e para isso, é necessário quebrantamento, viver com frieza de coração não é viver. Quebrantamento é você não ter medo de reconhecer que não está bem, é reconhecer os erros, as limitações, é pedir e oferecer perdão. Isso acaba com o inverno da alma.

De que adianta a frieza no relacionamento dentro da família, filhos que não falam com os pais, pais que não falam com os filhos, cônjuges emburrados – é um caos. É um caminho muito melhor quando a frieza dentro da família é quebrada pelo perdão, pelo carinho, pelo aconchego. É necessário lutar contra o orgulho, rancor e tudo mais que traga frieza no relacionamento familiar, e para isso, é necessário, disposição, atitude, enfim é o que cura o inverno da alma.

E neste processo não estamos sozinhos, podemos sim contar com o Deus Todo Poderoso, que não é frio e calculista, Ele nos aquece com seu amor, graça, perdão. Para vencer o inverno da alma, podemos nos achegar diante do Deus Vivo, pois Ele nos aquece, fortalece, anima, nos ajuda em nossas fraquezas. Você só tem a ganhar, quando diante do Inverno da alma, se achegar diante do Altíssimo, Ele é por você em todas as estações, em todos os momentos.

Que neste inverno possamos estar com nossos corações e relacionamentos aquecidos, reconhecendo e mudando o que precisa mudar e melhorando o que precisa melhorar em nós e no trato uns com os outros. Deus abençoe a todos.

Rev Sandropastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

Compartilhe

Veja mais