Samoel Ribeiro: coordenador do setor de vacinação de Pinhão | Foto: Naor Coelho/Fatos do iguaçu

Crianças, gestantes e puérperas já poderão se vacinar

Por Nara Coelho

Há vinte e um anos o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Vacinação contra a influenza, ou da gripe como a população mais conhece a campanha, e esse ano decidiucomeça-la mais cedo, inicia dia 10 de abril e irá até 30 de maio.

DE 10 A 21 DE ABRIL

Esse ano a Campanha vem com a novidade de ter ampliado em um ano a faixa etária infantil, que antes tinha a idade mínima de 6 anos e agora será 5 anos.

Na primeira etapade vacinação, do dia 10 a 21 de abril, serão priorizadas as crianças de 1 a 5 anos de idade,(que tenham 5 anos, onze meses e 29 dias), gestantes e puérperas, mulheres que estão de dieta, ou seja, que pariram nos últimos 45 dias, até a data que vai tomar a vacina. “Vamos aproveitar essa campanha para colocar em dia as demais vacinas, por isso precisamos que as pessoas levem a carteirinha da vacinação e o cartão do SUS”, destacou o coordenador do setor de vacinação de Pinhão,Samoel Ribeiro.

Outro destaque que o enfermeiro faz é que as gestantes que estão  em inicio de gravidez devem levar o exame de comprovação ou a carteira quando já iniciou o pré natal.

A PARTIR DO DIA 22 DE ABRIL

Todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar a partir do dia 22 de abril até o dia 30 de maio. O governo federal define alguns públicos que são mais suscetíveis à doença, correm um risco maior de sofrer complicações após a infecção inicial ou têm contato diário com várias pessoas e, assim, transmitiriam o vírus para muita gente. São eles os que recebem gratuitamente a vacinação durante a campanha.

Esse grupo totaliza 59 milhões de pessoas no país e a meta é vacinar no mínimo 90 por cento dessa população.

GRUPOS DE RISCO

As pessoas que estão nos grupos de risco deverão procurar os postos de vacinação a partir do dia 22 de abril que são os idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúdee professores,sejam da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas como diabetes, asma, artrite reumatoide, hipertensos, cardíacos. Samoel explicou que as pessoas portadoras dessas doenças devem trazer comprovação, como a receita de uso continuo da medicação. ”È preciso trazer a receita que indica uso continuo, no caso dos asmáticos, por exemplo, de corticóide”.

Os indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer, que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter, que tem esclerose múltipla, que tiveram um AVC, transplantados e pessoas que foram declaradas pelo médico com obesidade mórbida.

CARTERINHA DO SUS E DE VACINAÇÃO

Os responsáveis pela Campanha da Vacinação da Gripe frisam que é muito importante que a pessoas que forem se vacinar ou levar alguém para tomar a vacina que leve a carteirinha do SUS e a de vacinação, “Se a pessoa tiver só a do SUS já está ótimo, pois com ela conseguimos ver no sistema todas as vacinas que ela já tomou assim a do SUS é imprescindível”, frisa Samoel.

Pinhão

A vacinação no primeiro momento será feita no Posto Central, o Postão, das 9 horas às 11h30 e das 13horas às 16h30. A partir do momento que os lotes de vacinas forem chegando serão distribuídas em outros postos de saúde do município.

RESERVA DO IGUAÇU

O município de Reserva do Iguaçu está preparado para a Campanha da Vacinação da Gripe e segue as mesmas instruções do Ministério da  Saúde, de 10 a 21 de abril, quem deverá se dirigir ao posto da saúde são as crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas.

O posto de Reserva do Iguaçu funciona das 8às 12 horas e das 13 às 16h30 horas.

As pessoas que moram no interior não precisaram se deslocar até a sede do município, pois foi realizado um cronograma para a vacinação nas comunidades.

Cronograma de vacinação

DATA LOCALIDADE
15 e 16/04 Sede acamados
22/04 Santa Luzia
23/04 São Sebastião
         24/04 Baía (Paineira) de manhã
Quilombolas à tarde
25/04 Barreiro de manhã
Santo Antão  à tarde
26/04 Segredo II de manhã
27/04 Copel população e acamados manhã e tarde
  29/04 Faxinal dos Soares  de manhã
Fazenda Reinhofer à tarde
04/05 Dia D Posto Central na sede
07/05 APAE
  08/05 Escola Pedro Siqueira os professores de manhã
Colégio Izabel e Creche professores à tarde
11/05 COPEL DIA D
13/05 Colégio Michel, Escola Monteiro Lobato e Creche de manhã
18/05 Nova Iguaçu de manhã
   

Compartilhe

Veja mais