O dia 17 de setembro foi marcante para a Universidade Estadual do Paraná, Unespar – realizou a inauguração do novo bloco no Campus de União da Vitória, foi um momento ímpar pois concretizaram o sonho da sede própria universitária.
O bloco tem 43.381,55 metros quadrados (área do terreno) e 552,04 metros quadrados (área da construção). Novo bloco foi batizado com o nome Unespar Unidade de São Cristóvão.
Ele irá abrigar as pós-graduações Stricto Sensu que compreendem os programas de mestrado, neste caso, com a oferta de Matemática, Filosofia e Educação Inclusiva. Contará com uma sala para o Projeto de Arquivos de História, uma sala administrativa, uma sala para atendimento acadêmico e uma sala administrativa (coordenação do bloco e setor de transporte).
Segundo os diretores e todo o corpo de professores e funcionários, a realização desse sonho é o início da expansão do Campus, não somente no sentido de edificações, mas também com novos cursos tão aguardados pela população do município e de municípios circunvizinhos.
A Cerimônia
Respeitando todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, a cerimônia de inauguração aconteceu com a presença de várias autoridades, entre elas, o diretor geral do Campus de União da Vitória, Valderlei Garcia Sanches, vice-diretora, Sandra Salete de Camargo, deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Hussein Bakri, PSD, deputado estadual e líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Tadeu Veneri, prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas.
Uma emenda parlamentar de 1 milhão de reais
A construção do novo bloco da Unespar em União da Vitória foi possível porque o deputado Tadeu Veneri destinou entre suas emendas parlamentares o valor de 1 milhão de reais para a Unespar realizar a construção. A obra pós licitação ficou ao custo de R$ 840 mil, os R$ 160 mil restantes a universidade irá investir na estruturação interna do espaço.
Após a inauguração, Tadeu Veneri se reuniu com a direção do Campus onde ouviu a solicitação da necessidade da construção de novos blocos para o atendimento à comunidade e a criação do curso de Direito no campus, “Meu mandato tem a preocupação em promover a vida com dignidade a todos, a buscar a garantia dos direitos a todos e tanto a garantia dos direitos como uma vida com dignidade passam necessariamente pela educação, assim, aqui estamos apenas realizando o que o nosso mandato nos impõem, como entendemos que todos devem ter acesso a tudo que pode melhorar a vida das pessoas, estaremos lutando pela implantação do curso de Direito aqui nessa região numa universidade pública e gratuita, que é de todos e para todos”.