Todo sujeito que presume ser uma pessoa esclarecida e, por isso, crítica, gosta de encher a boca para dizer que tudo que há em nossa sociedade são relações políticas e, por isso, deveríamos, segundo elas, politizar tudo.

Tudo bem. Não há dúvida alguma que as decisões políticas tem um certo peso sobre nossas vidas, mas nem tudo é fruto disso. Com certeza a solução de alguns problemas passam por uma discussão desse gênero, porém, nem todas as querelas que fazem parte de nossa vida são resolvidas por esse caminho.

Na real, a maioria dos nossos problemas, para ser solucionado, independe desse tipo de discussão.

Na verdade, bem na verdade, se formos matutar com a devida atenção, perceberemos que as discussões e soluções políticas, muitas vezes, geram mais problemas que soluções. Se pensarmos um cadinho constataremos que a politização de tudo, ao invés de trazer alguma luz para a vida das pessoas, acaba, muitas vezes, mergulhando-as em trevas muito mais densas.

E isso ocorre porque a esfera política de uma sociedade não é a sua parte mais elevada. Muito pelo contrário. É o seu âmbito mais superficial. Basta que vejamos o tom das discussões que são encenadas numa arena eleitoral, e averiguarmos quais são as pessoas que se interessam de corpo e alma por essas lides rasteiras, para entendermos definitivamente que esse é o reino da superficialidade, da futilidade travestida com andrajos de autoridade.

Enfim e por fim, a vida política e seus atores – protagonistas, coadjuvantes e figurantes – não são, nem de longe, a solução para as nossas encrencas. Eles são parte dela e, em muitíssimos casos, a causa principal dos males que assolam nossa triste sociedade.

Com isso, não estou querendo dizer que devemos nos desinteressar por essas questões. Nada disso cara pálida. O que digo, e repito, é que devemos dar a vida política a importância que lhe é devida. Somente isso. Sem exageros e, é claro, sem desprezá-la.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

#   #   #

Essa iniciativa tem o apoio cultural de XerinhoBão – difusores, home spray, águas de lençóis & óleos essenciais DoTERRA. Acesse: https://www.mydoterra.com/dilvanacaldas/#/

#   #   #

Muito obrigado por ter lido nossa modesta escrevinhada até o fim e, se você achou o conteúdo da mesma interessante, peço, encarecidamente, que a recomende aos seus amigos e conhecidos, compartilhando-a. Desde já, te agradeço por isso.

http://professorzanela.k6.com.br

https://linktr.ee/dartagnanzanela

 [email protected]


Comentário radiofônicos – Iguaçu FM
 |  Conferências radiofônicas – Iguaçu FM

Compartilhe

Veja mais