Rev. Sandro

Estamos nos últimos dias de 2021, 2022 está logo ali, e o que esperar deste novo ano? Ao pensar em 2022, podemos ter algumas certezas, a primeira delas é que uma mudança de calendário não tem nada de mágico ou extraordinário, precisamos sim de novas atitudes para que 2022 seja melhor que 2021. Outra certeza, não muito agradável, é que iremos começar o novo ano lidando com a pandemia de Covid ainda, é claro com algumas variantes, apareceu uma tal de omicron, delta, e a variante de uma gripe (H1N1) conhecida, que se tornou notícia num passado não muito distante, uma tal de H3N2.

Outra certeza é que teremos que lidar com muitas promessas que em grande parte são vazias e interesseiras, estou falando dos muitos candidatos que prometem lutar por um país e um estado melhor, quando na verdade a grande maioria daqueles que estão lá, continuarão lutando pelos seus próprios interesses – o aumento exorbitante do fundo eleitoral é um tapa na cara do povo. Calma, Isso não significa que devemos desanimar, há esperança para o futuro. Esses dois últimos anos foram desafiadores, já estão marcados na história, e para aqueles que conseguiram passar e aprender neste difícil contexto, certamente estão mais maduros e menos infantis, mais humildes e menos autossuficientes, priorizando o que é de fato mais importante e deixando para trás as futilidades da vida.

Para aqueles que só conseguiram extrair e esperar o pior deste ano que se encerra, reclamaram de tudo, focaram apenas na dificuldade e usaram a pandemia como desculpa para tudo, 2022 não será diferente de 2021. Para aqueles que ignoraram as lições deste ano, que se deixaram levar por picuinhas, perderam tempo com rancores inúteis, que desfizeram amizades por idiotices partidárias, 2022 não será diferente ou melhor. Para desfrutarmos de um ano novo mesmo, se faz necessário termos novas atitudes e não simplesmente novas promessas. Para que 2022 seja melhor, precisamos sim de melhores posturas em relação a nós mesmos, aos outros e as demais esferas da vida. Embora tenhamos várias certezas para 2022, devemos ser humildes e reconhecer não sabemos como será 2022.

Saber que algumas coisas vão acontecer em 2022 não significa que sabemos tudo, podemos fazer planos, projeções, podemos preencher a nossa agenda, mas assim como 2020 e 2021 nos ensinou, tudo pode mudar, alguns que tinham tantos sonhos, não estão mais entre nós. Enfim, 2022 será diferente, melhor, realmente novo, para aqueles que aprenderam a entregar suas vidas, seus anseios, seus planos, sua família diante do Todo Poderoso – o Deus Eterno. O que me traz paz em relação a 2022 é saber que Deus está lá, embora há contextos que não compreendamos, devemos entregar tudo diante Dele, para que Ele nos ajude a prosseguir, para que Ele, renove a esperança dia a dia em nossos corações, para que Ele nos ensine dia a dia a priorizar o que de fato é importante.

Não sei se em 2022 o Covid vai acabar, não sei quem vai ganhar as eleições, a Copa do Mundo, mas uma coisa eu sei, quando Deus está na direção de nossas vidas, podemos desfrutar de paz, força, renovo na continuidade da jornada. Pode ter dias em que o chão parece desaparecer debaixo de seus pés, mas saiba que Deus o segura e te ajuda a prosseguir.

Deus abençoe sua vida e família, e que 2022 não seja mais um ano e sim O ANO em sua vida.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais