Caminhada Circuito da Primavera “Caminho das Azaleias”  em 2019 | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Redação Fatos do Iguaçu

O Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater divulgou na sexta-feira, (18), o calendário 2020 dos eventos, com roteiros em todo o estado que incluem caminhadas diurnas, noturnas, rotas de cicloturismo e até remadas. O Paraná já tem 160 circuitos incluídos nas Caminhadas Internacionais da Natureza.

Para este  ano  o município de Pinhão tem três eventos incluídos,  o primeiro acontece dia 31 de maio com a caminhada de Cata ao Pinhão. Dia 20 de setembro será a vez do Circuito da Primavera “Caminho das Azaleias” que acontece no distrito de Faxinal do Céu. E para fechar 2020 no dia 13 de dezembro os caminhantes vão desfrutar das belezas do Circuito das 7 Cachoeiras.

Para o município de Reserva do Iguaçu está programado o bonito Circuito do Bambu dia 06 de setembro.

Desde a primeira rota, organizada em 2005 em São Miguel do Iguaçu (Oeste), as Caminhadas na Natureza ganharam terreno no Paraná. No ano passado, aproximadamente 70 mil caminhantes participaram dos passeios. O Estado também concentra mais da metade dos cerca de 300 circuitos brasileiros catalogados pela Anda Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social.

CIRCUITOS – As caminhadas têm em média 10 quilômetros, com percursos que levam em torno de quatro horas. Os caminhantes são orientados a irem com roupas e calçados apropriados, a se manterem hidratados e a não deixarem lixo pelo caminho. Os roteiros do cicloturismo são mais longos e exigem que os participantes usem a própria bicicleta.

ORGANIZAÇÃO – Responsável pela implantação das Caminhadas na Natureza no Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater vai aprimorar, neste ano, as metodologias das Caminhadas na Natureza para valorizar ainda mais o turismo rural. A ideia é promover oficinas com os municípios, agricultores e organizadores para tirar mais proveito do potencial econômico da prática e profissionalizar a venda de produtos.

Também estão sendo preparados roteiros voltados especificamente para atividades da agricultura familiar, como rotas do queijo, do café, de flores e de frutas, que têm foco no turismo de experiência e na imersão nas propriedades rurais. Estão previstas, ainda, a criação de circuitos permanentes de caminhadas no Paraná, a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Confira o CALENDÁRIO COMPLETO

Compartilhe

Veja mais