UMA ARTE IGNORADA: Saber falar é importante; mas, mais importante que isso é saber o que falar. E tem outra: tão importante quanto isso, falar, seria saber calar e, também, ser cônscio sobre o que deveríamos silenciar.

Bem, no fundo, tudo isso, no frigir dos ovos, é uma coisa só; quem não sabe calar, não sabe ouvir e, consequentemente, não tem nada para dizer. Nada que mereça ser ouvido.

LER É PRECISO! E O RESTO É RESTO: Uns leem uma obra de ficção para se perder; para se esquecer, mesmo que momentaneamente, dos entreveros do dia a dia; e isso não deixa de ser algo bom. Outros deitam suas vistas sobre as laudas de um livro para se encontrar; para, imaginativamente, viver uma vida que eles gostariam de ter vivido, mas que não foi e não está, no momento, sendo vivida; e isso, por sua deixa, é muito bom. Enfim, todos, quando lemos, querendo ou não, acabamos, mais cedo ou mais tarde, encontrando pistas que nos ajudam, que nos guiam rumo a direção daquele que nós devemos ser, daquele que esperamos nos tornar.

ENFIM, OREMOS: Diante dos últimos acontecimentos, lembrei-me duma lição de EugenRosenstock-Huessy. Ele nos ensina que, quando os amigos não mais conseguem dialogar, e se entender, é sinal de que nós estamos caminhando para uma crise. E, ao que tudo indica, estamos no meio duma.

E tem outra: o mesmo nos lembra que quando os inimigos não mais são capazes de se entender, por meio do diálogo, isso estaria sinalizando claramente que estamos caminhando, em maior ou menor velocidade, para uma peleja. E, ao que parece, estamos próximos disso. Espero que não.

Enfim, seja como for, oremos.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

Compartilhe

Veja mais