Participantes da Comissão | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Naor Coelho

Pelo terceiro ano consecutivo no começo do ano o Plenário da Câmara Municipal de Pinhão é tomado pelos universitários e cursistas que estudam em Guarapuava. Na noite de sexta-feira, 04 de janeiro, o Plenário Mário Evaldo Morski ficou novamente lotado  para discutirem o transporte gratuito.

A Assessora de vereança, Shalimara Mandziuk, do vereador Luciano Padilha, (PSC), que se encontra em viagem, abriu a reunião expondo como fazer para entrar com um projeto de iniciativa popular para que vire lei  a gratuidade do transporte de universitários no Município de Pinhão. Para que se possa dar entrada no legislativo o projeto precisa das assinaturas de 5% dos eleitores que hoje representaria a assinatura de 1.131 pessoas.

Em seguida, falou o vereador Jerson Costa Antunes, (PP) que cobrou dos presentes antes de tudo organização e enfatizou a necessidade da criação inicialmente de uma comissão e declarou seu apoio às reivindicações dos estudantes se colocando à deposição.

O prefeito em exercício, Beraldo Nunes do Amaral, (MDB), em sua fala manteve a proposta do executivo em fornecer cinco ônibus com motorista.

A vereadora Luzyanna Rocha Tavares, (PSD), falou em nome da Mesa Diretora e informou que o presidente Rodrigo Dellê Lima, (PPS), não estava presente por estar em viagem, mas que dava todo apoio aos estudantes inclusive chamando sessão extraordinária, se houver necessidade, para discutir e votar o projeto de lei de iniciativa popular. Luzyanna também explicou como foi conseguida nos anos anteriores a continuidade da gratuidade através de acordos de repasses do Estado pelo deputado Hussein Bakri,(PSD) .

O Plenário Mario Evaldo Morski mais uma vez lotado de universitários. | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Após as falas foi formada uma comissão com 13 estudantes que passam a representar os estudantes que precisam de transporte para estudar em Guarapuava. Essa comissão já solicitou uma reunião ao prefeito em exercício que, em seguida, agendou para a próxima quarta-feira, 9 de janeiro, para discutir a proposta que encaminharam à secretaria de educação para que o executivo mantenha os 13 ônibus até abril para que eles tenham tempo de se organizarem. Também vão começar a correr atrás das assinaturas para entrar com o projeto de iniciativa popular e verificar a necessidade de montar uma associação ou reativar a já existente.

Compartilhe

Veja mais