
Foto: reprodução redes sociais
Redação Portal Fatos do Iguaçu
Na manhã deste sábado (21), por volta das 8h18, um balão de ar quente que transportava cerca de 22 pessoas pegou fogo durante um voo e desabou sobre um posto de saúde na comunidade de Cachoeira, em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina.
O impacto desencadeou um incêndio, mobilizando diversas equipes de resgate: Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e os helicópteros Águia e Arcanjo. Até agora, foram confirmadas 4 mortes, enquanto os demais ocupantes seguem sendo atendidos e o número de feridos ainda está sendo apurado.
Moradores compartilharam vídeos impactantes que mostram o balão em chamas, o cesto despencando e o incêndio no posto de saúde. Não há informações se houve vítimas em solo além das que estavam a bordo.
Praia Grande é reconhecida nacionalmente como a “Capital dos Cânions” e um dos principais centros de turismo de balonismo no Brasil . Incidentes envolvendo balões já ocorreram na região em 2023, com feridos, mas sem mortes.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil mantêm a ocorrência ativa, com buscas, resgatistas e combate às chamas. A Anac deverá participar da investigação a respeito das condições do balão, manutenção e procedimentos da empresa responsável.
A Prefeitura de Praia Grande e o Governo de Santa Catarina ainda não divulgaram posicionamentos formais. Mais informações serão divulgadas ao longo do dia, conforme evolução das investigações e apuração dos dados.