Tontura

“Tontura – conhecimento ao alcance de todos”. Esse é o tema da campanha deste ano da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) para reforçar a importância de uma correta compreensão sobre a doença e da busca de diagnóstico correto.

Especialistas do Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares da ABN integrarão uma força tarefa com a meta de desmitificar o tema entre os 19 e 25 de abril.

 “Somos ainda poucos neurologistas treinados para análise e tratamentos neste campo. Infelizmente, o termo “labirintite” vulgarizou a patologia, pois há dezenas de doenças por trás do sintoma tontura”, reflete o neurologista Fabiano de Melo.

 Segundo a também neurologista Cristiana Borges Pereira, pesquisas recentes dão conta de que cerca de 30% da população mundial sofre de tontura ao longo da vida. Dados brasileiros apontam até 42%. Ela ressalta ainda que milhares de pessoas recebem diariamente diagnósticos equivocados descritos como labirintite.

 “Hoje, a tontura é ainda sinal de alerta para um terrível inimigo invisível, COVID-19. Ano passado, estudos internacionais apontaram que 16% dos pacientes infectados apresentavam o sintoma”, enfatiza Dr. Saulo Nader, neurologista do Albert Einstein e membro titular da ABN.

A Academia Brasileira de Neurologia, vale reafirmar, está inteiramente envolvida para uma espécie de mutirão virtual e de mídia, de 19 a 25 de abril – com o intuito de levar informação confiável e de qualidade para a população. Conhecimento é essencial para mostrar os riscos da doença e a necessidade de buscar a ajuda médica adequada.

 

Compartilhe

Veja mais