Rev. Sandro

Quanto aprendizado neste atípico ano. Muitos tiveram que se reinventar no seu trabalho, na vida dinâmica do lar, no comunicar-se com as pessoas. Embora esse vírus tenha tirado muita coisa, inclusive vidas, certamente ele também nos levou a aprender, a viver em contextos adversos. As escolas, o comércio, hospitais, igrejas tiveram que se adaptar a essa realidade. Em especial, gostaria de lembrar dos professores, pois, eles já tinham desafios antes da Pandemia, bem sabemos que os professores batalham, lidando com situações adversas, muito antes de aparecer um tal de Covid 19. Salários que deveriam ser melhores, salas de aula que poderiam ser melhores, apoio governamental que deveria ser melhor, pais que não reconhecem o trabalho dos professores, alunos que não honram seus mestres, enfim a lista é longa.

O grande pensador protestante CS Lewis disse uma grande verdade, ao afirmar que “a tarefa do professor, não é derrubar florestas e sim, irrigar desertos”. Mesmo em meio a tudo isso, os professores estão lá, formando gerações, desafiando alunos a saírem da zona de conforto, levando os alunos a não simplesmente sonhar com mundo melhor, mas de fato lutar por um mundo melhor. Esta Pandemia tem mostrado, que não há obstáculo intransponível para aquele que ensina.

O que ensina também aprende, e como, novas ferramentas passaram a fazer parte da vida dos mestres por excelência, um tal de Meetclassroom, e outras mais. A sala presencial se transformou em virtual, e com todas as dificuldades, professores estão ensinando e alunos estão aprendendo (não é o ideal, mas é o que temos e devemos agradecer pelas ferramentas que temos). Porém vale a pena ressaltar que os heróis do ensino são de carne e osso, eles também se cansam, ficam tristes, angustiados, as vezes bravos também. Eles precisam ser lembrados, elogiados, animados, respeitados, não simplesmente numa data, mas todos os dias.

Devemos sim, enviar uma mensagem de ânimo, estender a mão, sempre, para aqueles que fazem parte do desenvolvimento, formação, conquistas de todos aqueles que estudaram, que estudam, e aqueles que estão dando os primeiros passos, aprendendo as primeiras letras. Diante de todas as minhas conquistas, avanços e tudo mais, agradeço primeiramente a Deus, mas preciso sim agradecer a Deus por todos os professores, que foram instrumentos na minha caminhada até aqui. Faça isso também, você aluno, você pai, mãe, todos os profissionais, lembrem-se de agradecer a Deus pelos seus professores, honrá-los por contribuírem para sua caminhada até aqui.

Que o Mestre dos Mestres, Aquele que ensinou de todas as formas e que ainda nos ensina hoje – JESUS, possa guiar, animar, fortalecer, proteger, cuidar de cada professor. Deus abençoe a todos os professores.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais