Valmir Moreschi, diretor da Diretoria de Operações | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu
Na sexta-feira, 26 de abril, uma equipe do Detran/Pr esteve em Pinhão/Pr, realizando a cerimonia de instalação da Banca Itinerante de Exames Práticos de Direção Veicular.
O que muda
O município de Pinhão é o quadragésimo quinto a receber a Banca Itinerante de Exames Práticos, assim, os avaliadores do Detran virão até o município, as pessoas que estão solicitando a primeira habilitação ou desejam trocar de categoria farão os exames práticos ou o teste de rua, como as pessoas comumente dizem, nas ruas do município. As que desejam a habilitação para motocicleta, farão nas pistas das autoescolas onde treinaram.
A cerimonia
A cerimônia aconteceu na sala de licitação da prefeitura municipal. Representando o Detran/Pr estava Joice Emanuele, coordenadora do Núcleo das Unidades Operacionais, o Nup, Larson Orlando, Coordenador das Habilitações. Valmir Moreschi, diretor da Diretoria de Operações, a Dop, explicou que Pinhão é o 45º município a receber a Banca, que eles decidiram por implantar primeiro nos municípios que estão mais distantes do Detran da sua região, além disso, era necessário firmar a parceria com os Centros de Formação de Condutores. “A proposta do governador é levar os serviços mais próximo da população, Pinhão é o 45º município, a partir de agora os futuros motoristas vão fazer a avaliação nas ruas onde aprenderam a dirigir, sabemos que isso faz toda a diferença, inclusive, temos observado que aumenta o interesse das pessoas em ter a sua habilitação, pois sabem que vão ser avaliados nas ruas que conhecem bem”.
Os outros exames
Quanto aos exames médicos, psicológicos e que envolvem a renovação da habilitação, por enquanto continuam sendo feitos em Guarapuava, mas que já estão trabalhando para que todos os procedimentos necessários, as pessoas possam fazê-los nos municípios que o condutor reside.
O Detran tem um aplicativo claro e funcional no qual o cidadão pode resolver várias questões ligadas ao seu veículo e habilitação, lembrou Valmir
Faz a diferença
Os proprietários dos Centros de Formação de Condutores de Pinhão, João Carlos Almeida e o casal Jeferson e Claudia Neves, ressaltaram que essa mudança faz muita diferença na hora da avaliação, que a própria viagem de 50 km entre os municípios gerava nervosíssimo, além do fator segurança, que o ficar em Guarapuava o dia todo, muitas vezes dificultava a pessoa de ir, pois perderia um dia de trabalho, a própria espera lá interferia na avaliação. Que ao motorista fazer a habilitação e passar por todo o processo de formação é uma garantia de melhora no trânsito da cidade.
O prefeito Valdecir Biasebetti encerrou falando que desde o primeiro ano do mandato, ainda como vice-prefeito, vinha solicitando a Banca Itinerante do Detran, pois sabia que era um desejo da população e que ficava feliz em estar sendo implantada, que os esforços valeram a pena, que continuará lutando para que os exames também possam ser feitos em Pinhão.
Participaram da cerimonia vários secretários, o vereador Aroldo Antunes e o chefe da Ciretran de Guarapuava, Pietro Nunez Lozove, o representante do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Jocemar Moreira.