Rev. Sandro

Este mês é chamado de setembro amarelo, uma forma de chamar atenção para um tema tão sério que é o suicídio. Embora saibamos que a prevenção não deve acontecer somente no mês de setembro e sim, nos demais meses, faz-se necessário uma reflexão sobre o tema. Na verdade, este mês é um clamor megafônico – A VIDA IMPORTA.

Com todas as dificuldades, pressões, provações, perdas, decepções e tudo mais, a vida é um privilégio maravilhoso, viver é um presente único. O que precisa ficar claro é que o suicídio nunca é a solução para as mazelas da vida. Pensamentos suicidas são mentirosos e não vão trazer alívio algum. Por mais que, as vezes, o chão desapareça debaixo de seus pés, e por mais que não encontre uma saída, lembre-se, sua vida importa para Deus, sua vida importa para outras pessoas.

Uma das mentiras do pensamento suicida é considerar que a morte traria alívio para as outras pessoas ao redor, “ninguém vai sentir falta”, “não serei mais um fardo”. Isso é uma grande mentira, as pessoas ao redor, não ficarão aliviadas, antes se sentirão culpadas, angustiadas, com dor, sem saber o porquê, sentirão um vazio profundo, além de deixar um exemplo negativo na forma de enfrentar os problemas e angústias da vida.

Portanto, a vida importa, assim como os pensamentos suicidas fazem parte de um processo, tem como reverter esse processo considerando outros princípios nos quais a vida importa. Não é fácil, mas é uma luta contra você mesmo, desconfie dos pensamentos suicidas, pois é fato que eles nunca são uma resposta para nada, não resolvem nada.

Quando não se sabe o que fazer, quando nada ao redor pode dar esperança, a melhor atitude é pedir ajuda, primeiramente a Deus, mesmo que pareça que não vai resolver, mesmo que não queira fazer isso, faça. Jesus disse “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10.10). Não importa o quão grave seja a situação, Deus se inclina para ouvir o clamor daqueles que gritam por socorro.

Outra atitude, é buscar ajuda nos outros, não guarde somente para si. Aquilo que te angustia, não é vergonhoso, não é sinal de fraqueza, admitir que precisa de ajuda, isso demonstra força, coragem. Sempre haverá pessoas dispostas a ouvir, que terão o imenso prazer em ajudar, pois a sua vida importa a elas (lute contra a mentira de que a tua vida não importa pra ninguém).

Enfim, todo mês, todo dia é dia de vida. Viva a vida e leve vida, esperança aos outros. Se importe com os outros (no bom sentido), atente para os sinais, ofereça ajuda. Encerro com um – obrigado Deus pelo milagre da VIDA. Amanhã ao acordar, diga “obrigado Deus, tô vivo”.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

Fone: 3677-1103 //email [email protected]

 

Compartilhe

Veja mais