Francisco Carlos Caldas

O sonho desta reflexão não é aquele de encontrar a tampa de sua panela, a outra metade da sua laranja, do ficar rico, de adquirir alguma bem,  de um município  melhor, de uma sociedade mais justa e fraterna, de ser feliz, nem aquele do “I have a dream” do Martin Luther King e da música do ABBA.

A abordagem é do sonho enquanto dormimos. E sonhamos todas as noites, 4 a  6 vezes. Só que a maioria não lembramos.

Lemos que  a gente dorme bem, o mais habitual é não lembrarmos do sono.

Há o sono REM (profundo) e o NREM de ondas não profundas.

Sonho tem relação com a saúde da gente, relação filosófica, psicanalítica, romântica e nas artes.

Na mitologia grega, tinham como mensagens dos Deuses, do etéreo com o terreno. E Morfeu é o Deus do sono.

O sonho é cíclico e animais, principalmente os mamíferos também sonham.

Acordar muito enquanto dorme não é bom. Pode ter causa em ansiedade, estresse, e males do gênero.

É salutar cuidar da saúde e também do sono, e tentar evitar transtornos comportamentais do sono REM.

Pesadelos são sonhos com coisas ruins, desagradáveis.

Sonhos ocorrem com coisas bizarras,  muitas vezes sem nexo ou lógica. Nem sempre ligado a acontecimentos do nosso dia a dia. Circuitos neuoronais diferentes da memória. Parece que foi feito para ser esquecido.

Na antiguidade eram considerados como premonitórios.

Freud fez estudos, de neurônios ligados ao inconsciente. Serve para descarga do informe inútil, de excesso de informações. Reativação de determinados circuitos (reverberação),

Interpretação de sonhos já é coisa para psicanalistas. Como já foi dito, em regra sonhos não tem ligação com o nosso dia a dia, e não tem nada de premonitório.

Este escriba já teve acesso a livros que rendem a ideia de interpretar sonhos. Sonhar com isto e por que aconteceu ou vai acontecer aquilo. Nos últimos tempos, temos sonhado com pessoas mortas mas que no nosso sonho estavam vivas. Sonhos em regra, tem sido com coisas bizarras, e de dificuldades em fazer ou resolver coisas. Caso sonhe que vou fazer uma avaliação/prova de alguma coisa, dá “branco ou cor turva na cabeça”, e fico burro e não acerto nada.

Em Pinhão já nos deparamos com uma situação pretérita de uma pessoa que com uso de livro ou livros de interpretação de sonhos, até vendia as interpretações que fazia, meio como um vidente e premonição, e as vezes até acertava em algumas coincidências e fatalidades.

Na madrugada do dia 22/08/22, este sonhou com duas pessoas mortas como se estivessem vivas, teve apuro com vestuário, furto de abóboras, coisas  bizarras, sem nexo e lógica, como é da natureza de sonhos quando a gente dorme.

Para encerrar que sonhos desta abordagem  e coo já foi dito não tem nada a ver com aquele que a gente sonha de melhor de vida, ser feliz, se realizar e realizar coisas que dão sentido a vida, de ser bem sucedido na criação e formação de descendentes; do almejar que pessoas que nós queremos bem, venham a fazer o que gostem na vida, que sejam bons, úteis, construtivos, e que marquem suas passagens terrenas, e na linha de que não morre quem vive na memória e coração dos vivos.

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e CIDADÃO).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


Inscreva-se no canal do FATOS DO  IGUAÇU  no Youtube  e ative o sininho para acompanhar as transmissões ao vivo.


 

Compartilhe

Veja mais