Rev. Sandro

Altivez, orgulho, imodéstia, arrogância, são algumas palavras que definem soberba. De forma bem simples, uma pessoa soberba tem a pretensão de que é melhor do que os outros, olha os outros de cima para baixo, olha o mundo, os outros, a partir de si e para si.

Quem é soberbo não reconhece que é , antes ele acusa os outros disso. O soberbo, não aceita conselhos, “nunca” erra, e mesmo se errar a culpa é de alguém. O soberbo vai afastando aos poucos as pessoas de perto, porque gente soberba é insuportável, é mesquinha, aponta o erro de todo mundo, menos o seu.

É difícil ficar perto de gente soberba, pois, jamais admite pedir desculpas. É um inimigo invisível, mas real, que se aproxima sorrateiramente e vai fincando suas raízes, e o pior é que, quem se alimenta dela, não percebe que está cedendo a um inimigo destrutivo. A humildade é inimiga do soberbo, é sinal de fraqueza. Na Bíblia a soberba é inimiga de Deus.

O apóstolo Pedro afirma “Deus resiste aos soberbos” (I Pedro 5.5). O escritor C. J. Mahaney diz que o “orgulho é quando seres humanos pecadores desejam o prestígio e a posição de Deus, e se recusam a reconhecer sua dependência dele”. Em outras palavras o soberbo acha que não precisa de Deus, pois ele mesmo é o seu próprio deus.

Precisamos antes de tudo, reconhecer que não somos autossuficientes, ninguém consegue aumentar um dia de sua vida, ninguém consegue afirmar que nunca ficará doente. Ser soberbo é carregar um fardo pesado demais, o soberbo sofre, mas não dá “o braço a torcer”. O soberbo vive de aparência. Na verdade, o soberbo é uma fraude, um fake News.

O apóstolo Paulo antes de conhecer o evangelho de Cristo era soberbo, depois ele reconheceu, que sua suficiência vem de Deus: “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”. (2 Co 3.5)

Calar a soberba não é uma tarefa fácil. Por isso, precisamos fazer um diagnóstico mais transparente possível das nossas reais motivações. Precisamos pedir a Deus humildade, para reconhecermos os erros e assim melhorar. O soberbo não cresce, não amadurece. Precisamos de Deus, pois Nele temos significado completo da vida.

Que Deus nos ajude todos os dias a lutarmos contra esse inimigo invisível. A palavra de Deus nos ensina que, quando nos humilhamos, reconhecendo nossa necessidade de Deus é que somos fortalecidos, alegrados, animados, e a vida se torna mais leve, mais gostosa de viver, aprendemos a ouvir, aprendemos a reconhecer os erros, e mais, percebemos o quanto o outro é importante.

Felizes são aqueles que desenvolvem a maior de todas as virtudes – a humildade.

 

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão.

https://www.facebook.com/heavy.sandro

 

Compartilhe

Veja mais