Isis da Silva Machado. presidente do Sifumpi | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

O sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Pinhão realizou assembleia na quinta-feira, 13 de janeiro,  com aprovação dos  associados à proposta de reposição enviada pela administração municipal. Todo estavam de máscara e tiveram a temperatura aferida  e  foi feito espaçamento entre cadeiras de 1,5 m.

 Data Base

Além da proposta da reposição salarial para 2022, os funcionários públicos votaram e aprovaram a mudança da data base da categoria de janeiro para março. A mudança passa a valer a partir de 2023, “A data base em janeiro, traz as negociações para novembro e dezembro, período que os índices para o calculo do reajuste ainda não estão fechados, o município ainda não fechou seu balanço, ou seja, em janeiro não tinha dados para fazer a negociação, assim, percebemos que era melhor mudar a data para março, inclusive em janeiro boa parte dos funcionários estão de férias, o que dificulta as discussões com a própria categoria”, destacou o presidente do Sifumpi Isis da Silva Machado.

Reposição salarial

Na audiência pública organizada pelo presidente do legislativo Israel Oliveira Santos, PT, em outubro de 2021 ficou acordado entre o executivo e o sindicato que a reposição de 2021, que teve que ser suspenso por determinação do Tribunal de Contas seria imediatamente reposta em janeiro de 2022.

Em dezembro a Comissão de Negociação do Sindicato apresentou ao prefeito José Vitorino Prestes a proposta de uma reposição de 15% e o prefeito disse sim à proposta.

 15% serão em 3 parcelas

O prefeito  enviou a proposta aceitando dar a reposição de 15%, no entanto,  divide-a em 3 parcelas.

É importante destacar que no 15% está o 4,52% de 2021, que foi suspenso e será pago agora na folha de pagamento de janeiro.

Em fevereiro os funcionários receberão mais 5,48% e no segundo semestre, em agosto, mais 5%. “O sindicato aceitou a proposta e solicitou que a reposição do segundo semestre aconteça em agosto. A prefeitura aceitou”, detalhou o presidente.

Legislativo vota reposição na terça-feira

O Executivo já enviou o projeto de lei com a proposta da reposição salarial dos funcionários públicos municipais para a Câmara de Vereadores.

Como o Legislativo está em recesso, será realizada uma sessão extraordinária na terça-feira, 18 de janeiro.

 

 

Compartilhe

Veja mais