Sicredi Pinhão

 A Cooperativa de Crédito Sicredi está sempre conectada a tudo que é bom e proporciona experiências de aprendizagem e melhorias na vida cotidiana e financeira de seus cooperados e clientes.

Semana ENEF

Sendo assim, participar da ENEF, Semana Nacional de Educação Financeira, que é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF é algo natural.

Ações terão como principal pilar o Programa “Cooperação na Ponta do Lápis”, que busca levar educação financeira para público de todas as idades.

Esse ano a semana acontecerá de 8 a 14 de novembro e tem como base o tema “Cooperação na Ponta do Lápis”.

Sicredi na ENEF

A participação do Sicredi na edição deste ano será norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis”. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia-a-dia. “Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais. O Programa Cooperação na Ponta do Lápis materializa o nosso objetivo de apoiar a construção de uma sociedade mais próspera financeira e socialmente”, afirma João Tavares, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi e diretor presidente da Fundação Sicredi.

Agência Pinhão

Como todas as demais agências da Sicredi, a de Pinhão também estará realizando atividades voltadas à educação financeira de todos de 8 a 14.

Na sexta-feira, 5 de novembro, o gerente da agência Pinhão, Giovani Chinaider, convidou alguns associados, o secretário municipal de Educação João Maria Camargo, o diretor executivo do Fatos do Iguaçu Naor Coelho e representante do executivo municipal para acompanhar a live  de lançamento  da Semana da Educação Financeira. “É uma semana importante, pois, nós, brasileiros, não temos uma cultura de educação financeira, muitas pessoas se perdem no uso do cartão e cheque especial, levar a orientação é sempre essencial e a Sicredi está de parabéns por essa iniciativa”, destacou Naor Coelho do Fatos do Iguaçu.

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

O evento respeitou todos os protocolos de cuidados que o momento da pandemia da covid-19 exige.

Uso consciente do cartão de crédito

Giovani destacou que tanto o cartão de crédito como o cheque especial são instrumentos bons e podem ajudar e facilitar a vida das pessoas, mas frisou, “O essencial é ter um uso consciente do cartão de crédito, o que as pessoas precisam compreender é que se bem usado ele permite facilidade de compra e compras sem juros, pois os juros só vão ocorrer se a pessoa não pagar a fatura em dia ou pagar menos que o total”.

Levando orientação às pessoas

Como o Sicredi é uma cooperativa que busca se envolver com a comunidade, na semana de 8 a 14 os colaboradores da Sicredi/Pinhão, junto com o gerente Giovani irão nas empresas Supermercado Baggio, a Loja Leve e o Lojão do Queima para um bate papo sobre como ter uma vida financeira sustentável. “Nossa proposta é ter uma conversa com todos os envolvidos da empresa mostrando que empréstimos, cartão de crédito, cheque especial e outros instrumentos financeiros são bons e muito úteis, que se usados de forma consciente são recursos que podem ajudar a família a ter uma boa saúde financeira”, detalhou Giovani.

Nessas orientações eles falam da importância do planejamento financeiro das famílias e de criar o hábito de ter uma reserva, uma poupança para investimentos futuros e ou imprevistos.

Caso mais empresas estejam interessadas é só entrar em contato com o Giovani no Sicredi que ele e sua equipe estão sempre prontos a atender com toda atenção.

Live “Vida Financeira Sustentável”

Para quem desejar aprender mais sobre a organização financeira pode acompanhar na segunda-feira 08 de novembro, às 19h30 horas no canal do Sicredi no YouTube, a live: “Vida Financeira Sustentável”. Com apresentação da jornalista Paula Valdez e os convidados Vera Rita de Mello Ferreira, orientadora técnica do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, e Eduardo Amuri, autor dos livros “Dinheiro sem Medo” e “Finanças para Autônomos”. A live abordará a nossa relação com o dinheiro, com dicas práticas sobre como podem ser desenvolvidos comportamentos que ajudem alcançar uma vida financeira sustentável.

Ensinado os pequenos

Diz o ditado que é de pequeno que se torce o pepino, assim, a Sicredi não esqueceu as crianças e para que elas já cresçam percebendo a importância de ter uma vida financeira consciente e sustentável, promoverá a live Turma da Mônica e Educação Financeira.

A live será no domingo, 14, a partir das 18h no canal da instituição no YouTube , será em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções.

 

 

 

Compartilhe

Veja mais