Instituição financeira cooperativa lança nacionalmente o programa Cooperação na Ponta do Lápis e amplia projeto de educação financeira com a Turma da Mônica
Informe Publicitário: Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,8 milhões de associados em todo o país, participa da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), entre os dias 23 e 29 de novembro, com uma série de ações focadas na importância do planejamento de gastos e investimentos.
No primeiro dia da Semana ENEF, 23 de novembro, a instituição financeira cooperativa promove uma live entre o palestrante sobre inovação e paternidade, e autor do livro best seller “O Papai é Pop”, Marcos Piangers, com a psicanalista, doutora em Psicologia Econômica e coordenadora na VÉRTICE PSI – Instituto de Psicologia Econômica e Ciências Comportamentais, Vera Rita de Mello Ferreira.
Também marcando as iniciativas da Semana, o Sicredi lança a página oficial do programa nacional para educação financeira, o Cooperação na Ponta do Lápis (www.sicredi.com.br/napontadolapis). O projeto foi desenvolvido com objetivo de levar informações sobre as boas práticas com o dinheiro para uma vida financeira mais saudável. “Como instituição financeira cooperativa consciente da sua responsabilidade social, o Sicredi tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Por isso, nossas ações crescem a cada ano em volume e abrangência, englobando crianças, jovens e adultos”, explica o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Para o público infantil, a instituição reforça as ações em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, com lançamento de novos vídeos da Turma da Mônica sobre educação financeira, além de uma landing page especial com o conteúdo educativo.
Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, já foram distribuídas, desde o início de 2018, seis edições dos gibis especiais da Turma da Mônica. As revistas em quadrinhos são gratuitas e ficam disponíveis nas agências do Sicredi. O material também é usado em oficinas de educação financeira, realizadas pelas cooperativas em períodos com aulas presenciais nas escolas. Até dezembro de 2019, mais de 4,5 milhões de gibis com temática especial de educação financeira foram distribuídos nos três estados.
Além disso, ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido uma série de iniciativas regionais como oficinas de educação financeira que estão conectadas aos objetivos propostos pela Semana ENEF. Na edição de 2019, o Sicredi realizou cerca de 5,5 mil ações que beneficiaram mais de 4,4 milhões de pessoas na conscientização sobre finanças pessoais. O volume correspondeu a quase 40% de todas as atividades realizadas durante a Semana ENEF.
Educação financeira desde a infância
No Sicredi, o princípio da educação financeira é trabalhado em várias ações e tem gerado resultados positivos. Em recente sorteio especial da campanha “Poupar e Ganhar sem Parar”, que incentiva o hábito da poupança, o jovem associado Vinicius Poli, de apenas nove anos, recebeu o prêmio de outubro, no valor de R$ 500 mil. O hábito de poupar é quase uma tradição na família de Vinícius. O pai, a mãe e os dois irmãos têm poupança no Sicredi, prática que contribui com o planejamento e educação financeira desde a infância.