Estudantes, equipe organizadora e lideranças presente no lançamento | Foto: Divulgação

Programa tem foco nos pilares: Cooperação, Sustentabilidade e Inovação

Com o objetivo de promover ações que vão em busca de soluções para suprir necessidades locais, utilizando os conceitos de cooperação, sustentabilidade e inovação, a cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, o Cilla Tech Park (CTP) e o Núcleo Regional de Educação se uniram e lançaram, na última terça-feira (24) o Programa Coonecta. A primeira edição está sendo realizada com 16 estudantes da segunda série do ensino médio, da rede estadual de educação do município de Pinhão PR.

Além dos pilares ligados a cooperação, sustentabilidade e inovação, as ações estão pautadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que vão ao encontro da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) que prevê iniciativas que contribuem para um mundo melhor.

Os 16 alunos participarão de uma programação composta por 4 módulos: Cooperativismo, Sustentabilidade, Educação Financeira e Inovação. Depois da capacitação teórica, terão um prazo para formatar o trabalho com a solução para resolver determinado problema, identificado na cidade e zona rural do município de Pinhão PR e precisarão apresentar para uma banca avaliadora, composta por lideranças das entidades apoiadoras.

Roberta, Odaiana e Pamela. As Meninas Super Poderosas | Foto: Divulgação

A cidade escolhida foi em função das “embaixadoras da inovação do Sicredi”, conhecidas também como as “Meninas Super Poderosas”, três alunas de escolas da área rural (aproximadamente 40 Km da cidade de Pinhão, no Paraná): Odaiana, Pamela e Roberta, que se destacaram na participação de iniciativas a nível nacional sobre inovação e que estão diretamente ligadas na organização.

Marlon, Capitão Lorenzo, Valmir Dzivielevski e Fabio Peterlini | Foto: Divulgação

O evento que marcou o início dos trabalhos, realizado no Celeiro de Inovação, nas dependências do CTP, contou com a presença dos 16 alunos selecionados, o presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini, o diretor executivo, Valmir Dzivielevski, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Marlon Pires, o diretor de operações do CTP, Capitão Lorenzo, além da equipe organizadora, composta por colaboradores das entidades envolvidas.

Para o presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, e apoiador do Programa, Fabio Peterlini: “o Coonecta proporciona aos adolescentes uma oportunidade de olhar de forma diferente para a comunidade na qual estão inseridos, proporcionando contribuir com soluções para garantir um impacto positivo para toda a coletividade. São ações simples que mudam o mundo e o Sicredi acredita nisso. Por esse motivo estamos aqui, para incentivar e apoiar esses alunos. Obrigado também aos nossos parceiros Cilla Tech Park e Núcleo Regional de Educação por acreditar que juntos podemos fazer diferença”.


Compartilhe

Veja mais