Igreja Presbiteriana de Pinhão

A Igreja Presbiteriana do municipio de Pinhão/Pr comemorou 27 anos de organização no município no dia 02 de setembro.

Uma história que iniciou na década de 60

O reverendo Sandro Carvalho Rodrigues, que hoje lidera a igreja Presbiteriana de Pinhão, recorda que o trabalho de plantio da semente que levou à fundação da igreja Presbiteriana no município foi plantada na década de 60 pelos senhores, Paulo Naiverth, Albero Rickli e Afonso.

Pastor Sandro

Reverendo Sandro Carvalho Rodrigues, Pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão desde o ano de 2012 | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Tudo começou quando essas famílias vieram desbravar a região da fazenda Fundo Grande.

As famílias se reuniam na casa de um e de outro para louvar o Senhor, para manter a fé viva, sem a pretensão de fundar a igreja.

No entanto, o número de pessoas interessadas em participar desse louvor foi aumentando, decidiu arrumar um barracão, que era para guardar ferramentas, para nos domingos ser o espaço para os momentos de oração e louvor.

Uma sala, um templo na fazenda

O interesse das pessoas de outras fazendas em participar crescia, inclusive os senhores buscavam nas outras fazendas as pessoas com o desejo de louvar o Senhor, para participar nos domingos desse momento de fé, louvor e gratidão.

Em 1977 é construída na fazenda Fundo Grande uma sala específica para os cultos, “Onde podemos dizer, foi o primeiro templo presbiteriano no municipio e existe até hoje. Mas aqui ainda não havia uma organização formal, eram famílias vivenciando seu momento de oração e louvor”, explicou o reverendo Sandro.

Em 1980, as famílias começam a trazer para cidade esse vivenciar da fé iniciando nas casas, mas ainda de forma informal.

02/09/1994, um marco para os presbiterianos

Em 1994 inicia no municipio de Pinhão a constituição formal da Igreja Presbiteriana, “Comemoramos a data do dia 2 de setembro por ser a data oficial, mas ela só foi possivel porque houve todo o plantio da semente das primeiras famílias na década de 60”, lembrou o reverendo.

O templo que até hoje congrega toda a comunidade presbiteriana pinhãoense foi inaugurado em 1996, é de bom tom dizer que é um belo templo.

O tema da comemoração é a Continuidade

Durante todo o mês de setembro a Igreja Presbiteriana de Pinhão comemorará seus 27 anos de trabalho na fé.

O reverendo Sandro explicou que o tema central será Continuidade, “ Diante de tudo que estamos passando, acreditamos que é importante falarmos do Continuar, no caminho do amor e da fé, esse continuar deve ser com um novo jeito já que temos um novo contexto, que é desafiador, que traz novos elementos, devemos inserir esses novos elementos, mas, com todo cuidado para não nos perder e deturpar a  mensagem central do evangelho, utilizar os novos elementos e instrumentos para levar a “boa nova”, a mensagem do evangelho de esperança às pessoas”.

Celebrando o cuidado de Deus  

“Mesmo dentro desse contexto de pandemia celebramos mais um aniversário da Igreja reconhecendo que em todo esse processo Deus tem suprido e sustentado a vida da igreja. Trazendo a história em agradecimento porque Ele nos sustentou até aqui. Cuidou tudo, começou de uma forma tão despretensiosa, porém, Deus foi cuidando, pessoas foram se achegando, o trabalho está ai, devemos agradecer por esse trabalho”, destacou Sandro.

Pandemia trouxe desafios e oportunidades

“O que percebemos é que a igreja aprendeu muito diante desse contexto de pandemia, apesar das dificuldades, surgiram oportunidades de levarmos o evangelho a outras pessoas, de trazer uma palavra de ânimo, de conforto e de exortação através de outras ferramentas que nós não dávamos a devida atenção, como a questão do online. Hoje o culto é híbrido e a celebração de aniversario será com culto híbrido, com pessoas presenciais, outras celebrando, louvando Deus nas suas casas através das transmissões”, detalhou o reverendo.

Resgatando a História

Durante o mês de setembro a igreja Presbiteriana estará  resgatando a história da formação da igreja através de fotos revivendo louvores, momentos e eventos que marcaram a formação da igreja desde o início, “Entendemos que é importante que as pessoas percebam como tudo começou, é importante olhar para trás e compreender todo o processo que nos trouxe até aqui. Bem como há muito a ser feito ainda”, ressaltou.

Pastores visitarão a Igreja

Os cultos em celebração ao aniversario da Igreja acontecerão sempre aos domingos às 19 horas e as pessoas tanto poderão ir até o templo, como poderão acompanhar o culto pelo canal do YouTube, https://www.youtube.com/ipbpinhao .

No primeiro domingo das comemorações, 5 de setembro, quem conduzirá o culto será o pastor João Marcos Hilgemberg, que tem uma história com a igreja Presbiteriana de Pinhão.

Quando ele era adolescente seu pai, Albarino Hilgemberg foi evangelista na igreja, junto com o pai, frequentava os louvores e atividades da igreja, agora volta como pastor.

No dia 26 a Igreja receberá o reverendo Ebenezer Soares, que trabalhou na Igreja de Pinhão até 2020.

Outros momentos de vivência da palavra

Além do culto que acontece todos os domingos, a igreja Presbiteriana oferece a todos os interessados o estudo bíblico todo domingo às 9 horas, esses são presenciais. Nas terças-feiras o TOP Live.

TOP Live

Tempo de Oração e Palavra – TOP Live são lives que acontecem nas terças-feiras às 19h30min pelo canal do YouTube, https://www.youtube.com/ipbpinhao , nos quais o pastor Sandro conversa sobre os salmos, ”O TOP Live só ocorre de forma online e nele nós conversamos sobre os salmos, pois eles são orações feitas dentro de contextos diversos que vão de crises a perseguição de momentos de angustia a de agradecimentos, como eles abordam os diversos momentos da nossa existência, trabalhamos com eles  de forma bem prática para todos aqueles que são ou não protestantes”.

Convite

“Convidamos todos, independente de serem ou não protestantes, para que participem dos cultos de domingo, no estudo bíblico ou acompanhem ao TOP Live, pois a igreja presbiteriana está aqui para ser luz e benção na comunidade”.

O pastor destaca que todos são bem-vindos ao culto e estudo bíblico presencial aos domingos, mas lembra a todos que é preciso que sejam respeitado os cuidados que a pandemia exige, o uso de máscara, o distanciamento físico e o uso do álcool.

Ouça a entrevista do Reverendo Sandro Carvalho Rodrigues concedida a Rádio Fatos sobre os 27 anos da Igreja Presbiteriana em Pinhão-Pr

 

 


Compartilhe

Veja mais