Albino Ricardo dos Santos presidente do | Foto: Nilse H.Backes Coelho

“Teremos a inflação e mais 2%, após vários anos é a primeira vez que o sindicato conseguiu um ganho real”, Albino

No mês de outubro, o Sindicato dos Funcionários Municipais de Pinhão – SIFUMPI, realizou uma assembléia, da qual retirou uma proposta de aumento salarial que foi encaminhada ao executivo. Segundo o presidente do SIFUMPI, Albino Ricardo dos Santos , a proposta era: a inflação, mais dois por cento, para recuperar uma perda e mais um por cento de ganho real. “Esses dois por cento é uma perda que tivemos em 2016, o prefeito, na época, numa manobra, deu a inflação mais 1%, só que dividido em duas vezes, metade em janeiro e a metade em julho, só que não pagou retroativo, com isso tivemos uma perca de 1,63% em 2016”.

Durante o mês de dezembro, o executivo chamou os representantes do SIFUMPI para realizar negociações sobre o aumento salarial, pois a data base dos servidores pinhãoenses é em janeiro e fez a contra proposta de 2,95%, que é o índice da inflação mais 2% dividido em dois momentos.

Em assembléia no dia 21 de dezembro de 2017, com uma representação de setenta sindicalizados, dos quais apenas dois se abstiveram de votar, a proposta do executivo foi aprovada. Albino explicou que o funcionalismo vai ter ganho real. “Ficou acertado o índice da inflação segundo o IPCA, (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ) de 2,95% mais 2%, sendo um por cento agora em janeiro e outro em abril, fechando em 4,95%, ou seja,2 pontos acima da inflação, assim teremos um ganho real. Após vários anos é a primeira vez que o sindicato está conseguindo um ganho real acima da inflação”.

Ele destacou que o funcionalismo considerou o índice da inflação irreal e a proposta do executivo de trabalhar com o índice do IPCA e não INPC ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor ) , que há muito tempo vinha sendo utilizado. “Sabemos que o índice do IPCA não é real, não bate com a realidade dos preços no mercado, mas é o índice federal oficial, não há como questioná-lo. Na verdade, há muitos anos o índice usado é o INPC porque geralmente ele dá mais alto  que o IPCA, mas esse ano ele deu quase 1% menor e a própria equipe do executivo propôs que trabalhássemos com o IPCA”.

Para o prefeito Odir Gotardo (PT), foi uma satisfação e um reconhecimento poder dar os 2% solicitados pelos servidores, “A austeridade e a economia de 2017 nos possibilitou dar esse ganho real. Ficamos felizes, pois assim reconhecemos de forma direta o esforço e a dedicação que a grande maioria dos servidores fizeram em 2017, até porque, devido a uma série de fatores, inclusive o índice da folha de pagamento, alguns setores trabalharam com deficiência de pessoal, exigindo mais de quem estava lá. É uma satisfação, pois, mostra que os caminhos que escolhemos no ano passado estavam certos e dar o que é de direito é sempre bom” ressaltou.

 

Compartilhe

Veja mais