APAE de Reserva do Iguaçu e Pinhão terão programação diversificada

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos de 21 a 28 de agosto. O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Esse ano o tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. A idéia é reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos tanto educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

RESERVA DO IGUAÇU

A diretora da escola Nova Esperança, Jussara Macedo de Matos, explicou que escola e a diretoria da APAE, que tem como presidente o professor Werther Fontes da Silva, buscaram organizar uma semana bem diversificada com atividades para os alunos e muita participação da família, e também buscando chamar a atenção da comunidade para o trabalho da escola e as necessidades dos alunos.

21, DIA DA PREVENÇÃO

Jussara contou que a semana oficialmente começa na terça feira, 21, mas que na segunda-feira, 20, eles já iniciam a programação e um dos atos que ela considera muito importante é a ida na Câmara de Vereadores para entregar o pedido e explanar aos legisladores sobre a importância da criação do Dia Municipal da Prevenção de Deficiência, que seria no dia 21 de agosto. Ela explicou que o objetivo ao criar o dia é ter um momento que toda a rede de saúde, assistência social e educação que estão interligadas à questão da deficiência parem em conjunto pensem e planejem ações de prevenção. ”Como nosso trabalho é muito direto com as pessoas com deficiência, passa a ideia para a sociedade que cabe só à APAE trabalhar com a prevenção quando na realidade todos devem se envolver e trabalhar a questão da prevenção, pois nossos alunos são cidadãos e fazem parte de todo o contexto social” defendeu a diretora.

PROGRAMAÇÃO

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência da Apae de Reserva do Iguaçu está com atividades bem variadas, tem palestras, filme, participação na programação da rádio, gincana, recreação e vai envolver as famílias, as escolas municipais e estaduais e todos da comunidade que desejarem participar.

 Veja a programação e escolha uma atividade para estar junto com os profissionais e alunos da Escola Nova Esperança.

Dia 20 e 22 – Palestras no auditório da escola Nova Esperança com a Equipe multiprofissional do SUS.;

Dia 21 – Divulgação na rádio com os alunos do Eja e será o  Dia da Família na escola onde acontecerá.

9 h Palestra Câmara“Políticas Públicas para as pessoas com deficiência”;

12 h Apresentação de alunos na escola com almoço e binguinho para as famílias;

     14h Caminhada com alunos, professores, funcionários da escola, familiares e comunidade em geral pela rua central da cidade;

Dia 22 – Atividade com Escolas municipais, filme extraordinário na vila COPEL 

Dia 23 – Mobilização e Pedágio com os alunos da EJA e atividade recreativa no parquinho com os alunos menores. Tarde recreativa em frente ao ginásio de esportes com escola municipal e creche, em parceria CRAS e Secretaria de Esportes.

Dia 24 – Atividade recreativa na sede do Sindicato dos trabalhadores;

Dia 27 – gincana na Escola Renascer – APAE Foz do Jordão;

Dia 28 – Atividade com escolas municipais, mini palestra equipe multiprofissional do SUS com mensagem sobre a Semana da Pessoa com Deficiência

PINHÃO

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Pinhão terá uma diversidade de atividades buscando envolver a família e a comunidade, esse ano, as atividades serão desenvolvidas no CTG – Centro de Tradições Gaúchas devido à reforma da escola Pequeno Príncipe.

A diretora Vera Lúcia Julinhak contou que a semana será riquíssima e com muita interação com a comunidade. Ela solicitou às escolas que vão realizar as apresentações que elas envolvam os alunos da Escola Pequeno Príncipe, “Queremos que nossos alunos mais que assistir participem e se misturem, se entrosem com as crianças das demais escolas”.

A semana terá palestras para as famílias. No dia 19, haverá encerramento da Semana da Família com uma missa. E no doa 20, um pedágio para divulgação da Semana da Pessoa com Deficiência.

No dia 2, pela manhã, no CTG, haverá a abertura oficial da Semana com a participação das escolas municipais, estaduais e privadas e das autoridades, e na parte da tarde, será realizada palestra para as famílias.

ATENÇÃO ESPECIAL AOS AUTISTAS

Vera explicou que para os alunos autistas a grande movimentação, a aglomeração de pessoas é muito complexo e delicado, assim, eles farão uma programação especial para eles envolvendo música clássica e cama elástica, enquanto os professores trabalham com eles, os técnicos estarão realizando palestra com os pais.

CIRCUITO DE ATIVIDADES INCLUSIVAS

Na quinta-feira, 23, a APAE preparou um Circuito e vai convidar lideranças da comunidade para participarem desse circuito e vivenciarem como é o dia dos alunos da Escola Pequeno Príncipe e as dificuldades que eles enfrentam, “Aqui queremos trabalhar com a comunidade, informando, entrosando-os com a situação da pessoa com deficiência, inclusive sensibilizando-os, para que se dê mais ênfase na implementação da políticas públicas ligadas à área da inclusão”.  

JANTAR

No sábado, acontece o jantar “Massas e Vinhos”, que terá na organização o chefe e empresário Leandro Guzzi, da Adega Sabor do Sul, com um cardápio  muito rico e com atrações culturais. O ingresso custará 40,00 reais por pessoa, até 12 anos é 15,00 reais e até 5 anos não é cobrado.

O lucro do jantar é para pagar a viagem dos alunos para Matinhos no final do ano, onde eles ficarão com todos os alunos por 3 dias e querem ver se conseguem levá-los para passear de barco, a estadia eles já ganharam.

Compartilhe

Veja mais