Clemerson Rocha Boeira, diretor da APAE de Pinhão | Foto: Nara Coelho
Por Nara Coelho
________________________________
Este ano, o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos” convida as pessoas a refletir sobre a trajetória da APAE no Brasil.
A APAE é uma organização que, ao longo de 70 anos, tem lutado para criar um presente e futuro mais prósperos para as pessoas com deficiência e suas famílias.
Nas cidades onde há uma APAE, ela é sempre referência em cuidado, informação e educação para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de ser um alicerce na luta contra o preconceito.
APAE Pinhão
Em entrevista, o professor Clemerson Rocha Boeira, atualmente diretor da APAE de Pinhão, explicou que este ano as APAEs estão trabalhando a questão da equidade. “Além de oferecer as mesmas condições, buscamos fornecer ferramentas para que as pessoas com deficiência realmente tenham a possibilidade de atingir o mesmo desenvolvimento pleno das demais pessoas da comunidade.”
Ele contou que a equipe da APAE, composta por diretoria, professores, técnicos e pedagogos, decidiu que este ano a semana será vivenciada de forma a incluir os usuários, suas famílias e a comunidade.
Resgate Histórico
Com base no tema da semana, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, a professora Vânia Lima liderou um grupo de profissionais que pesquisaram a história da APAE de Pinhão, que já tem 38 anos. “Ela gravou alguns vídeos curtos que, a partir de amanhã, iremos divulgar nas redes sociais. São depoimentos de pessoas que participaram dessa construção da APAE, desde quando começou, de modo improvisado, lá na igreja, até chegar ao local atual”.
Baile à Fantasia
Este é o terceiro ano em que a APAE de Pinhão realiza o Baile à Fantasia, que começará às 10 horas para que os participantes vindos de APAEs de outros municípios possam aproveitar ao máximo. Já confirmaram presença os municípios de Goioxim, Turvo, Candói e Reserva do Iguaçu.
“O momento do baile é muito especial porque você não consegue distinguir quem é aluno e quem é funcionário; todos estão interagindo, conversando e dançando. Alguns alunos têm muita autonomia.”
Programação
- 21/08 – 9h: Caminhada com saída em frente ao Ginásio Esportivo Ângelo Brolin, o “Ginasinho”, até a Praça Darci Brolini, com inauguração dos brinquedos adaptados.
A caminhada ocorrerá junto com o Comdep, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Pinhão. - 21/08 – 19h: Abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na APAE de Pinhão.
- 22/08: Serão realizadas atividades de recreação no pavilhão da Escola Pequeno Príncipe.
- 23/08: Dia da Pizza. “Levamos eles à pizzaria um ano, eles adoraram, então decidimos repetir este ano”, destacou o diretor da APAE.
- 26/08: Encontro das Famílias. “Será um encontro com almoço. Vamos contar com a ajuda de alguns voluntários da cidade, como cabeleireiros, manicures e artistas. A proposta é um dia de alegria e integração entre a instituição e as famílias.”
- 27/08: Festa à Fantasia, no pavilhão da escola.
OUÇA A RÁDIO FATOS