Imagem da geada ocorrida em Pinhão no dia 25 de junho de 2025 | Foto:Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Redação Portal Fatos do Iguaçu


Após a passagem de uma frente fria no domingo (29), o município de Pinhão, no Centro-Sul do Paraná, inicia a semana com queda nas temperaturas e possibilidade de geada em regiões próximas. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), uma massa de ar frio avança sobre o estado, mantendo as temperaturas baixas até a próxima quarta-feira (2).

Na manhã desta segunda-feira (30), a estação meteorológica de Pinhão registrou 10,5°C às 8h30, com sensação térmica de 10°C e sem precipitação acumulada no período. No entanto, o tempo segue instável em boa parte do Paraná, com chuvas isoladas previstas especialmente do Leste ao Norte do estado. Para o município, a previsão indica mínima de 7°C e máxima de 11°C, com tempo parcialmente nublado.

Frio se intensifica na terça e quarta-feira

A partir de terça-feira (1º), o resfriamento se intensifica e Pinhão deve registrar mínima de 3°C, com máxima de 15°C, mantendo o tempo firme e sem chuva. O risco de geada fraca a moderada é maior nas regiões Sudoeste e Sul do estado, conforme alerta emitido pelo serviço Alerta Geada, realizado em parceria entre o Simepar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).

Na quarta-feira (2), as temperaturas continuam baixas em Pinhão, variando entre 7°C e 14°C, sem previsão de geada no município, mas com manhãs ainda frias e céu limpo ao longo do dia. A amplitude térmica, segundo os meteorologistas, tende a ser baixa, com as mínimas e máximas pouco distantes entre si.

Tarde volta a esquentar a partir de quinta

Na quinta-feira (3), as temperaturas voltam a subir gradualmente em todo o estado. Em Pinhão, a mínima prevista é de 5°C, com máxima de 15°C. Na sexta-feira (4), o frio ainda persiste pela manhã com mínima de 5°C, mas a máxima sobe para 16°C.

Já no sábado (5), o cenário será mais ameno, com previsão de mínima de 6°C e máxima de 18°C, indicando tardes mais agradáveis e ensolaradas, conforme mostra a previsão estendida.

“A partir de quinta-feira, as temperaturas máximas sobem gradativamente, e as tardes devem ser mais agradáveis em todas as regiões do Paraná”, destacou o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN-PR).

Apesar do frio intenso no início da semana, não são esperados recordes de temperaturas mínimas como os registrados anteriormente. Ainda assim, a população deve estar atenta às sensações térmicas mais baixas provocadas pela umidade, chuviscos e ventos ocasionais, principalmente nas madrugadas.

Compartilhe

Veja mais