O Outono começa nesta quarta-feira,(20), às 18h58 e termina no dia 21 de junho às 12h54 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.Durante esta estação, observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos, tais como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; e friagem no sul da Região Norte e nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Região Sul
Segundo o INMET _ Instituto Nacional de Meteorologia na Região Sul, os meses de verão apresentaram chuvas irregulares durante toda a estação. Em dezembro/2018 várias localidades do Paraná sofreram com a falta de chuvas e estiagem, enquanto que nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as chuvas ficaram acima da média.

Em janeiro de 2019, os maiores volumes de chuva foram observados na parte sul do Rio Grande do Sul e em algumas localidades choveu mais de 400 mm, quase o triplo da média climatológica para este mês.
O prognóstico climático para o outono indica que as chuvas ficarão acima da média em toda Região Sul, principalmente sobre a parte oeste. É importante destacar que, existe um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e consequente precipitação nesta área.

Aliado a esta situação, tem-se o aquecimento do Oceano Pacífico, caracterizando um El Niño de fraca intensidade que pode acentuar as temperaturas na região nos próximos meses, concordando com a previsão de temperaturas acima da média no outono. Contudo, esta previsão não elimina a possibilidade de ocorrência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

Fonte:  INMET _ Instituto Nacional de Meteorologia

Compartilhe

Veja mais