Prefeito de Reserva do Iguaçu Sebastião Campos | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

O prefeito de Reserva do Iguaçu, ao assumir o município em 2017, descobriu que a administração anterior deixou uma dívida de R$ 14 milhões.

Ao assumir a prefeitura em 2017, o prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Campos, (PMDB), tinha em suas mãos um programa de governo que, com tristeza, tem adiado muitos de seus projetos para o município, pois encontrou-o  com uma dívida que ultrapassa os 14 milhões e com toda as certidões negativas vencidas e com vários programas estaduais e federais desatualizados, bem como a contabilidade de 2015 e 2016, da gestão anterior, em aberto.

Em reportagem ao Fatos do Iguaçu, Sebastião falou que sabe que a população espera ver o município em pleno desenvolvimento, mas que as dívidas deixadas e os compromissos que a administração anterior não cumpriu com o governo estadual e federal deixou o município sem certidão negativa, o que inviabiliza buscar recursos nas esferas estaduais e federais. “A população tem nos cobrado e sabemos que ela quer ver o município mais atuante e trabalhando mais. Mas a situação está bem complicada, pois além das dívidas deixadas pelo prefeito anterior, ainda temos toda a falta de documentação. Como ele não prestou conta em 2015 e 2016, estamos sem certidão negativa, o que inviabiliza o município de buscar recursos no estado”.

FECHAMENTO 2015/2016

Questionado sobre o fechamento da contabilidade de 2015 e 2016, pois se não fizesse, não conseguiria as negativas, Sebastião explicou que pagou o que a administração anterior devia para a empresa de contabilidade Okonoski e Venson, que a gestão 2013/2016 contratou para realizar a contabilidade da prefeitura, e eles a fizeram. “A única forma que encontramos para realizar o fechamento dos dois anos que a administração anterior deixou em aberto, foi pagando os atrasados para a empresa que a administração anterior havia contratado, pois eles sabiam qual era a situação, além disso, assim não poderão depois alegar que nós fizemos alguma coisa para prejudica-los. Mas, para a empresa realizar o serviço, tivemos que pagar a dívida de 37.800,00 reais que a administração anterior tinha com eles. Segundo os diretores da empresa, essa foi a causa deles pararem de fazer a contabilidade do município”. Para que a equipe atual pudesse encaminhar tudo, teve que se dedicar muito e trabalhar em dobro.

REDES SOCIAIS

Sebastião explicou que está fazendo questão de realizar uma ampla divulgação do que foi feito em 2017 porque considera que a população merece saber como estão as finanças do município, o que tem sido feito com as verbas públicas e porque algumas pessoas tem ido às redes sociais dizendo que essas dívidas não existem. “Temos visto nas redes sociais pessoas que fizeram parte da administração passada dizendo que essas dívidas não existem, assim resolvemos mostrar à população o que fizemos em 2017 e que não estamos parados, estamos correndo para recuperar o prejuízo que foi deixado”.

RECUPERAÇÃO DO CRÉDITO

O prefeito considera que mesmo diante de toda a situação, fizeram muito, e uma das coisas que ele considera mais importante para o município, foi o regate do crédito, a confiança dos fornecedores e instituições do estado e federal. “Ainda não conseguimos 100% porque o estrago foi grande, quando assumimos, ninguém queria vender, fornecer para o município, e fomos resgatando a confiança das pessoas, já podemos dizer que 90% dos fornecedores já voltaram a negociar e a confiar no município”.

SALARIO ATRASADO

Em 2017, a prefeitura de Reserva do Iguaçu, realizou 14 pagamentos aos funcionários, pois além dos 12 pagamentos e mais o décimo terceiro dos funcionários, que seria o normal, teve que pagar o mês de dezembro de 2016, já que a gestão anterior não o fez. “Quando assumimos, a primeira coisa que nos preocupamos foi por em dia o salário dos servidores, não foi fácil, mas conseguimos pagar o atrasado e manter os salários em dia”.

DÍVIDAS

No total atualizado em 19 de março, a dívida deixada pela gestão anterior é de 14.080.286,16 milhões de reais, que implicarão nas finanças do município por vários anos, como é o caso com o Fundo de Previdência no valor de 288.775 reais referente à contribuição retida, ou seja, ela foi descontada dos funcionários, mas não foi repassada ao Fundo, o que acarretaria mais tarde a impossibilidade de garantir a aposentadoria para os funcionários que fizeram a sua parte contribuindo. Essa dívida foi parcelada em vários anos.

Além dessa dívida, a gestão de 2013/2016 deixou outras e em quase todos setores da administração pública existem fornecedores que não foram pagos, na saúde, por exemplo, a dívida com hospitais, fornecedores de medicamentos, produtos médicos e odontológicos, chega a mais de 450 mil reais.

DIVÍDAS PAGAS

Em 2017, a administração  pagou um total R$ 2.083.081,57  dos mais de R$ 14 milhões de dívidas deixadas pela gestão do ex-prefeito Emerson Julio Ribeiro. A prioridade foram as que envolviam a vida dos funcionários públicos, as que impossibilitavam a retirada das certidões negativas e as que impossibilitariam o trabalho administrativo, como a Copel e Sanepar. “Quando vimos o tamanho do rombo e que havia dívidas em todos os setores e com os mais diversos tipos de fornecedores e também junto a órgãos estatais, paramos e avaliamos o que era primordial, o que impossibilitaria o nosso trabalho e o que estava ou afetaria diretamente a vida dos funcionários e da população, assim, dívidas com a área da saúde tiveram prioridade”.

 Com o valor pago nas dívidas, poderiam ser comprados 6 ônibus, 3 ambulâncias, 2 caminhões, 3 carros e 1 parque com playground, lamentou Sebastião.

Confira no quadro abaixo as dívidas deixadas pela gestão 2013/2016 e pagas pela administração Sebastião Campos em 2017. Dados que podem ser acessados no link https//www.reservadoiguacu.pr.gov.br/site/noticia/prestacao-de-contas

 

DÍVIDAS GESTÃO 2013 A 2016 – PAGAS EM 2017

FORNECEDORES

PAGO R$
Folha de pagamento de dezembro de 2016 669.554,23
INSS sobre 13º salário 42.886,07
Seguro de Vida mês 10 e 11/2016 – retido dos funcionários 2.342,92
CIS – Consorcio de Saúde 79.517,27
Ministério da Fazenda – Multas Atraso na DCTF 2.250,00
Processos Judiciais do Transporte Escolar 56.168,10
Contribuição Retida dos Funcionários – Fundo de Previdência 288.725,22
COOPAFI – Merenda Escolar da Agricultura Familiar 19.538,25
COPEL 95.568,86
Parcelamento INSS 201.664,28
Parcelamento Agência de Fomento – Pavimentação, Brtador 539.176,91
OI Telefones 19.406,45
Parcelamento INSS Débitos de 2016 28.483,01
OKONOSKI E VENSON (Fechamento Contábil de 2015 e 2016) 37.800,00
TOTAL 2.083.081,57

REALIZADO EM 2017

Mesmo enfrentando toda a questão administrativa e dívidas deixadas pela gestão anterior, o prefeito Sebastião Campos avalia que conseguiram realizar muitas ações em seu primeiro ano de mandato, entre elas, o Parque das Crianças, obras e regularização do aterro sanitário, aquisição de 4 ônibus, equipamentos para agricultura, realizou concurso público, salários em dia“. Com certeza avançamos, fizemos muitas coisas, enfrentamos a situação de frente, entre aquisição de ônibus e equipamentos, ainda realizamos o concurso público, que traz  com ele um melhor atendimento à população”.

Sebastião tranqüiliza a população. “Temos muitas dificuldades, mais do que imaginávamos encontrar, mas temos maior ainda a vontade de fazer, e fazer muito por Reserva do Iguaçu, eu e toda a equipe que está à frente dessa gestão e os funcionários, estamos empenhados em dar o nosso melhor para buscar solução para os problemas do município e promover a qualidade de vida dos reservenses”.

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