Prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer

Por Nara Coelho

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau como pai, irmão ou filho.

Em 2017, mais de 15 mil homens morreram de câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda de acordo com a instituição, para 2019 a expectativa é de pelo menos mais 68 mil novos casos.  Por isso, além dos cuidados com os hábitos de vida saudáveis é importante estar atento aos sinais de doença.

A DOENÇA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). O órgão envolve a porção inicial da uretra, canal por onde a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz a secreção prostática que faz parte do sêmen ou esperma. O crescimento desordenado de células malignas na próstata leva ao surgimento do tumor maligno de próstata. 

QUANDO PROCURAR O MÉDICO?

Os homens, segundo os médicos, deveriam criar o hábito principalmente a partir dos 50 anos de ir ao médico pelo menos uma vez por ano para verificar se está tudo em ordem.

Contudo, se não há esse hábito, os médicos lembram que ao sentir qualquer um dos sintomas como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, diminuição do jato de urina, sangue na urina, devem o mais breve possivel ir ao médico. Eles destacam que nem sempre esses sintomas são de câncer de próstata, mas são sintomas de que algo está errado e quanto antes for descoberto, mais simples e rápida será a cura.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito com a combinação de dois exames: dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico) e o toque retal, como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico apalpar a próstata e perceber se há nódulos suspeitos. Apesar de incômodo, cerca de 18% dos casos de câncer só conseguem ser detectados pelo toque retal, uma vez que nesses casos o exame de sangue é normal. Por isso a importância de conjugar os dois exames.

 COMO POSSO PREVENIR

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer, hábitos simples e que dependem somente de uma mudança de atitude: 

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar.
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

PINHÃO

De 27 a 29, quarta a sexta-feira, a secretaria municipal de Pinhão estará com horário estendido das 17 às 21 horas para atender os homens.

Nesses três dias, no horário especial será feito teste rápido, vacinação e avaliação para solicitação do PSA.

RESERVA DO IGUAÇU

No dia 28, quinta-feira, Às 14 horas, na Câmara de Vereadores, a secretaria municipal de Saúde, realizará a palestra, “Saúde do Homem”, toda voltada para os homens, que terá o médico Luiz Fernando de Abreu Condessa, falando sobre a prevenção do câncer de próstata, tirando dúvidas. A nutricionista Keity Ramos Cortes, irá falar da importância de uma boa alimentação para a saúde dos homens.

A secretaria de Saúde convida os homens reservenses para irem assistir as palestras e tirarem suas dúvidas. 

 

 

Compartilhe

Veja mais