Apenas nos últimos três meses foram quatro ocorrências de furto e vandalismo no sistema

Por ANPr

O sistema de abastecimento de água da Sanepar em Faxinal do Céu, distrito do município de Pinhão, tem sido alvo da ação de vândalos. Além de causarem estragos na estrutura, eles furtaram cabos e componentes da parte elétrica, interrompendo o fornecimento de água na localidade.

Por isso, a Sanepar implantou esta semana sistema de vigilância ostensiva e ininterrupta no local, 24 horas por dia, sete dias por semana. A intenção é impedir outras possíveis ações de bandidos.

A captação de água do distrito é feita no Rio Lajeado Grande e atende em torno de 440 famílias, que sofrem frequentemente com as ações de vândalos. Somente de julho de 2018 a novembro deste ano, foram cinco ocorrências de invasão e furto.

As últimas duas ocorreram num intervalo de apenas quatro dias. Para todas elas a Sanepar têm Boletim de Ocorrência (BO) registrado junto à Polícia Militar da cidade. Os vândalos furtam cabos, componentes elétricos e o material de cobre do transformador de energia elétrica.

PREJUÍZO – As ações de vandalismo em Faxinal do Céu causaram um prejuízo de mais de R$ 100 mil à empresa. “O local é distante, isolado e o vandalismo e os furtos afetam o sistema como um todo. A Sanepar tem prejuízo, pelos gastos para repor tudo o que é depredado e furtado e para recolocar o sistema em operação.

A população tem prejuízo, pois às vezes fica desabastecida até a Companhia fazer os consertos e readequações necessárias. “E, ainda, porque esse tipo de ação acaba obrigando a empresa a ter um custo que não estava previsto, quando poderia ser investido em melhorias para benefício da comunidade”, esclarece o gerente regional da Sanepar, Adão Alisson Slompo.

SEGURANÇA – A Sanepar já vinha atuando para inibir os furtos, invasão e depredação do patrimônio em Faxinal do Céu. Foram instaladas portas e grades de ferro, sistema de alarme monitorado e feita a substituição do material de cobre por alumínio.

Isso tudo não impediu os vândalos de agirem. Além do sistema de segurança instalado, a Companhia pede à população local que, caso verifique alguma situação anormal ou desconfie de ação suspeita, entre em contato com o Batalhão de Polícia de Pinhão.

Compartilhe

Veja mais