Escrito em parceria com a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, o livro “O Sumiço do Hanomag”, do jornalista Klaus Pettinger, será lançado no próximo dia 2 de agosto, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). O romance de aventura infantojuvenil convida leitores de todas as faixas etárias a se divertir e aprender um pouco mais sobre a rica história de superação dos Suábios do Danúbio. O evento tem início às 19h30, no Centro Cultural Mathias Leh.

A premissa do livro é simples, porém intrigante: o trator Hanomag R45, exposto há quatro décadas na praça da Colônia Samambaia, sumiu na noite de 1o de maio. A única pista é um mapa, repleto de simbologias e palavras em alemão, aparentemente deixado para trás pelos suspeitos.

Dois adolescentes entusiastas da cultura e tradição suábias recebem a missão de decodificar o mapa encontrado na cena do crime. Schwabi Schwabenbrauch e Kathi Strudelhof dependem agora de todo seu conhecimento sobre a história dos Suábios do Danúbio e, especialmente, da experiência de pioneiros para recuperar a relíquia.

Uma união de passado e presente que põe em risco não apenas a preservação cultural, mas a própria segurança de todos os envolvidos. “Como ele já escreve para nossa Revista de Entre Rios há mais de dez anos, vimos com bons olhos a proposta do Klaus de escrever um livro que desperte em jovens e adultos o interesse e a curiosidade sobre nossa cultura, tradições e costumes”, destacou a gerente sociocultural Viviane Schüssler.

Ao longo de 280 páginas, o romance explora a história de superação das famílias de Suábios do Danúbio – etnia de origem alemã -, que encontraram no distrito de Entre Rios, no terceiro planalto paranaense, o local ideal para retomar suas vidas, após os conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O enredo se passa quase toda no próprio distrito, e tem como fio condutor o inesperado desaparecimento do Hanomag, tido como um dos símbolos de trabalho e de afinco das famílias suábias, formadas principalmente por agricultores. O trator está exposto na Colônia Samambaia desde o final da década de 1970 e sua utilização demonstrou-se decisiva no início da mecanização agrícola dos colonos.

De forma leve e divertida, leitores de todas as faixas etárias são levados a vivenciar um passeio único pela cultura e tradições seculares dos antepassados de surpreendentes personagens. “O Sumiço do Hanomag” concilia os planos histórico e de aventura, em uma leitura instigante, com boas pitadas de humor suábio-germânico-brasileiro.

Lançamento

O lançamento contará com apresentações de dois grupos culturais, a entrega simbólica dos primeiros exemplares a instituições de ensino, a leitura de um trecho do livro, a venda pelo preço promocional de R$ 30, com dedicatória do autor, e coquetel de confraternização.

Traktorfest 2018

Leitores de Guarapuava e região que visitarem o Traktorfest 2018, neste domingo, 29 de julho, a partir das 9h, na Colônia Samambaia, poderão garantir a compra antecipada do livro. A retirada do exemplar com dedicatória poderá ser feita após o lançamento – se for um visitante de outra cidade, o livro será enviado por correio. O preço também será promocional de R$ 30. O Traktorfest contará novamente com exposição e desfile de tratores antigos e arrecadará doações destinadas ao Hospital Semmelweis.


  SERVIÇO

Lançamento de “O Sumiço do Hanomag”, por Klaus Pettinger

Data: 2 de agosto de 2018

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Mathias Leh

(Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios – Guarapuava – PR)


 

 

Compartilhe

Veja mais