source

Olhar Digital

robô arrow-options
Unsplash/Franck V

Robôs podem ter personalidade em 50 anos


Em função do aniversário de 50 anos da internet , a Pew Research Center em parceria com a Universidade de Elon, na Carolina do Norte, Estados Unidos, perguntou a centenas de especialistas em tecnologia sobre a perspectiva para os próximos 50 anos da internet. Muitos deles projetaram um futuro no qual softwares terão uma espécie de “personalidade”.

Jarry Michalski é um analista de tecnologia que fundou a Relationship Economy Expedition, empresa focada em economia. Ele disse aos pesquisadores que i magina que um software tenha “direitos, personalidade e responsabilidade limitada” até o ano 2069, e que “já podemos ver exemplos desse futuro ganhando forma”.

Leia também: Você emprestaria seu rosto a milhares de robôs por R$520 mil?

Em 2017, a Arábia Saudita concedeu cidadania ao robô Sophie . No mesmo ano, reguladores da União Europeia começaram a sugerir que os robôs recebessem alguma forma legal de personalidade digital .

Como o próprio Michalski disse na pesquisa, “meio século é bastante tempo” então é extremamente difícil dizer com certeza em qual estado estará a nossa relação com o mundo digital . Ele mesmo afirma que sua hipótese não deve ser classificada como provável, mas sim, apenas uma das várias possibilidades.

A afirmação do especialista faz muito sentido, afinal, ninguém poderia prever, em 1969, que a internet estaria como está hoje.

Compartilhe

Veja mais