A delegação brasileira contará com 278 atletas e, entre eles, está Edwarda de Oliveira Dias, a Duda

No dia 7 de setembro será realizada a cerimônia de abertura da 15ª edição dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, que serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro e no dia 18, a cerimônia de encerramento, ambas ocorrerão no Estádio do Maracanã.

A delegação brasileira contará com 278 atletas, sendo 181 homens e 97 mulheres, e entre eles está a pinhãoense Edwarda de Oliveira Dias, a Duda Dias, atleta da modalidade voleibol sentado, que atualmente reside e treina na cidade paulista de Suzano, na equipe Sesi/SP.

Pela primeira vez na história, o Brasil terá atletas disputando nas 22 modalidades. Na edição de 2012, realizada em Londres, onde participaram 182 atletas em 18 modalidades, a delegação brasileira teve o melhor desempenho de sua história atingindo na classificação geral a sétima posição. Nossos atletas trouxeram 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, 43 no total.

As Paraolimpíadas são um evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência onde participam atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais. No voleibol  sentado podem competir jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

EXPECTATIVA

A pinhãoense contou sobre sua convocação deixando transparecer a grande alegria de fazer parte da Seleção e a responsabilidade de vestir a camisa verde-amarela. “Foi gratificante e é resultado de tudo que fiz ao longo dos anos. É um sonho realizado, porque o sonho de todo atleta é representar seu país na mais importante competição do mundo”, comemorou.

A atleta contou que os treinos com a Seleção acontecem durante uma semana, uma vez por mês em Arujá, um pequeno município da microrregião de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. “Estamos nos preparando para as Paraolimpíadas desde 2013”.

ADVERSÁRIOS

Os principais adversários que a equipe vai enfrentar são Estados Unidos, China,  Rússia e Ucrânia. Questionada sobre a possibilidade da medalha de ouro ficar no Brasil, Duda mencionou que não podem subestimar nenhuma das seleções. “Apenas temos que jogar e dar tudo de si em busca de uma medalha”.

E dedicação não falta para a sua equipe. Duda relata que a vida de um atleta prestes a realizar o sonho de participar de uma Paraolimpíada é de muita preparação. “Nossa vida é rodeada de treinos, treinos e mais treinos, junto com dieta, academia e fisioterapia”.

PEDIDO

A Seleção chegará ao Rio de Janeiro no dia 19 de agosto para a aclimatação, ou seja, o período que os jogadores tem para se adaptarem ao clima do país sede dos jogos. Desta forma terão condições fisiológicas para as competições.

E Duda faz um pedido para a população de Pinhão: “eu queria que a população colocasse em oração toda a torcida e nós, os atletas, para alcançarmos nosso objetivo. Pensamentos e energia positiva são bem-vindos e, desde já, agradeço por tudo”.

Compartilhe

Veja mais