Rev. Sandro

A definição mais básica é um espelho, no veículo, que permite ver para trás, presente nas laterais e no interior do carro (nem sempre bem usado por alguns motoristas). Há também uma canção chamada Retrovisor, onde o cantor Fagner reflete a respeito do que ficou para trás, ao olhar “no espelho, minha solidão”. Pensando nisso, o que você vê quando olha no retrovisor de sua vida? Não estou querendo dizer que devemos viver no passado, mas que devemos aprender com o passado.

Quando vivemos irrefletidamente, corremos o risco de jogar fora, boa parte da vida. Aqueles que não aprendem com o passado, vivem lidando com consequências de escolhas e de batalhas do passado. Há um personagem bíblico chamado Salomão, que escreveu um livro onde ele olha para o retrovisor de sua vida e ao fazer isso, percebe que experimentou de tudo o que a vida poderia oferecer, todo tipo de prazeres, construiu impérios, teve muito poder em suas mãos, mas a conclusão, é que tudo isso era nada, ele mesmo diz que uma vida abaixo do sol, só tem sentido se for vivida considerando o Autor da vida – o Deus Eterno.

Por isso é importante olhar pelo retrovisor da vida. A relevância disso é que, ao considerar o passado, você consegue ter mais clareza em relação a sua vida hoje e mais clareza em relação ao futuro. Quando reflete sobre os erros do passado, você tem a oportunidade de corrigir, mudar de atitude, recomeçar. Na verdade, isso te leva a amadurecer, a crescer, a melhorar em todas as esferas da vida. Quanto ao futuro, você pode viver com mais esperança, expectativa. A coisa mais triste é quando a pessoa olha pelo retrovisor e não corrige os erros, não percebe que ao invés de melhorar, piora, não aproveita a oportunidade de aprender com o passado, melhorando o futuro.

Outra séria questão, é quando a pessoa ignora o passado, não querendo ver o rastro que tem deixado. O nosso passado não é uma página em branco, os erros e acertos, os arrependimentos, fazem parte da história de nossa vida. Vale a pena lembrar que é perigoso demais viver com os olhos fixos no retrovisor, pois você perde a noção do caminho a frente, ou melhor, não consegue ver para onde está indo.

Em suma, precisamos de discernimento e sabedoria para lidar com o passado, para viver o presente e olhar com esperança para o futuro. Considerar o Eterno Deus na caminhada da vida, é ter a segurança e a certeza de que saberemos usar o retrovisor na medida certa e tomaremos a direção certa, diante dos desafios e percalços a frente.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais