Rev. Sandro

Fala-se muito em respeito, mas nem sempre essa palavra é usada com o devido respeito. Digo isso, porque infelizmente, essa palavra é usada de forma deturpada por muitos. Ou ainda, muitos exigem respeito, mas apenas exigem, eles mesmos não respeitam ninguém. Antes de continuar, vale a pena lembrar o sentido desta palavra, ela vem do latim “repectus”, cujo significado é, olhar outra vez ou novamente, ou seja, antes de responder qualquer coisa, antes de colocar sua opinião, olhe outra vez, reflita considere. Nesta mesma linha, respeito significa você considerar o outro e ao fazer isso, você tem a prudência para não ter atitudes ou palavras desagradáveis em relação ao outro.

Respeito é uma virtude essencial para o relacionamento humano, sem falar do relacionamento consigo mesmo. Infelizmente, percebe-se que o respeito, hoje em dia, está muito departamentalizado. Respeito é para todos, não é prerrogativa de alguns grupos apenas. Outra questão muito séria em nossos dias, é que certas ideologias exigem um respeito que elas mesmas não tem para com os demais. Vemos a mídia forçando um respeito a certas ideologias, que a grande maioria não está de acordo, ou não concordam com tais ideias.

Lembre-se do título, o respeito é uma via de mão dupla, de nada adianta forçar o respeito por certas ideologias, mas os que defendem as mesmas ideologias faltam com respeito com aqueles que não concordam. Ou o respeito é abrangente ou deixa de ser respeito e passa a ser uma imposição doentia. O não concordar com certas ideologias, não significa que desejo o mal para quem defende, o mesmo vale para quem defende tais ideologias. A grande verdade é que há muita deturpação e parcialidade na questão do respeitar as diferenças, certas ideologias fazem questão de aflorar as diferenças, enquanto que o que precisa na verdade, é ensinar a respeitar o outro, independente da cor, da raça, do que pensa ou deixa de pensar.

Vale pena ressaltar que respeito não é ser conivente com o que é ruim e nefasto. Manifestações que acabam em depredação, que querem impor um idealismo partidário, ou ideologias que querem chamar o redondo de quadrado e o quadrado de redondo, que colocam aqueles que discordam como inimigos – isso não é e nunca será respeito. Enfim respeito é bom e todo mundo gosta, respeito é bom para você e para o outro.

Que aprendamos a cada dia respeitar mesmo discordando do outro, e sejamos respeitados mesmo discordando do outro.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

LEIA TAMBÉM:

O resultado das aulas online – para pais e alunos

A verdadeira “lacração”

Necessários e necessitados

 

Compartilhe

Veja mais