Reserva do Iguaçu: Tudo pronto para a 19ª Tropeada da Amizade

Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A primeira Tropeada dos Amigos foi organizada logo após a emancipação política do município pelo ex-prefeito Edson Campos em seu primeiro ano de mandato. Tendo por objetivo dar destaque à tradição da tropeada que, além de ser o fator que provocou o surgimento do antigo distrito de Pinhão, Rondinha, que depois veio a se tornar o município de Reserva do Iguaçu, ainda é muito apreciada pelos reservenses e amigos da região.

Em entrevista na época, o prefeito Edson Campos disse que a tropeada une os amigos, torna pais e filhos parceiros e coloca toda a família em contato com a natureza e bons costumes.

TRÊS DIAS ONDE A TRADIÇÃO MARCA PRESENÇA

A Tropeada da Amizade começa na sexta-feira, dia 8 de fevereiro e vai até 10 de fevereiro, e nela tem muita gaita, viola, arrasta pé, disputas tradicionais, prova do charque, de marcha e a dança do cepo, muita contação de causo e alegria.

“Fazer a Tropeada é valorizar o nosso povo, nossas tradições e é também proporcionar um lazer saudável e mostrar aos jovens as tradições que foram formando a nossa gente” explica o prefeito Sebastião campos.

A Tropeada de 2019, como todas as outras vai contar com a participação de tropeiros dos municípios vizinhos, pois é uma tradição que está presente em toda a região. O prefeito, Sebastião Campos, convida todos que gostam da natureza e de tropeada para participarem da 19ª Tropeada da Amizade, “É só trazer o cavalo e ir se achegando” diz.

Os organizadores destacam que todos são bem vindos, mas que é necessário na hora da inscrição apresentar os exames mormo, de anemia e carteirinha de vacinação dos animais.

Eles também lembram que todos devem trazer pratos e talheres.

SEXTA-FEIRA, DIA 8

Os cavaleiros e amazonas saem ás 9h da Vila Copel e vão até o Passo da Reserva e lá, às 13 horas, será servido o almoço, depois seguem para São Sebastião, onde será o pernoite.

Mas quem vier para tropeada tem que vir preparado para cavalgar durante o dia e bailar à noite, em São Sebastião, o fandango começa às 21h, quem vai animar o baile é o conjunto Tchê Pampeanos.

SÁBADO, DIA 9

A Tropeada recomeça às 9h da manhã e vai para Nossa Senhora de Fátima, a proposta é que os tropeiros cheguem lá pelas 12 horas, onde almoçam e passam a tarde realizando as provas de charque, de marcha, a dança do cepo, acontecerá também o sorteio de uma potra xucra. À tardinha a tropeada retorna e vai para São Sebastião, para posar e curtir o show com Valdinei & Rivael e depois dançar ao ritmo do Tche Pampeano.

DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO

Um saboroso café tropeiro para encerrar a 19ª Tropeada da Amizade, “Encerramos com o café,para dar tempo dos tropeiros voltarem para suas casas, pois sempre vem gente de vários pontos do município e das cidades vizinhas e temos certeza que quem vier vai levar muitas novas amizade e muitas novas e boas lembranças e sai com gostinho de quero mais”, destacou o prefeito Sebastião Campos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + quatro =

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: