Cleverson Giovani Mendes, secretário de Obras | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

Cleverson Giovani Mendes, 40 anos, muito conhecido na comunidade como Cueio, casado com a Márcia, pai do Pedro Gustavo de 14 anos e da Sofia de 3, traz a experiência das administrações anteriores do prefeito Sebastião Campos, (MDB), nessa administração, até o final de 2018 estava como chefe de gabinete, desde janeiro desse ano enfrenta o desafio de estar à frente da Secretaria Municipal de Obras de Reserva do Iguaçu, quando o secretário Leoacir Ferraz solicitou afastamento para tratamento de saúde.

Ele inicia a entrevista contando que toda manhã já avisa a equipe que os problemas do dia tem que ser resolvidos no dia  Todos os dias falo para a equipe: nós temos que matar um leão por dia, porque se não fizermos, amanhã teremos que matar dois”.

CONVITE

Cleverson contou que conhecia bem as dificuldades da secretaria, pois como chefe de gabinete todos os dias os problemas chegavam lá, que no primeiro momento que o prefeito convidou-o por considerar que não tinha o perfil certo para a secretaria, ele disse não, mas depois foi conversando e refletindo com ele e decidiu aceitar o desafio.

 A SECRETARIA DE OBRAS

Cleverson tem sob seu comando uma equipe de 30 funcionários, além dos terceirizados, que são mais uns 10, “A equipe é grande, porém, bem tranquilo de trabalhar com eles, são todos comprometidos”, frisou.

A FROTA

O maior problema é a frota, que além de pouca, é antiga e sucateada, “A gestão anterior praticamente não realizou a manutenção da frota, assim recebemos os equipamentos muito sucateados”, detalhou Cleverson e complementou,” Além disso, a frota é antiga, duas patrolas são do tempo do seu Edson Campos, porém são elas que estão nos permitindo realizar nosso trabalho”.

A secretaria tem mais uma patrola que queimou e agora  foi encaminhada ao conserto. Conta com duas retro escavadeiras, uma está em manutenção.

Cleverson contou que estão para receber novos maquinários “Estamos para receber uma escavadeira via governo federal, uma retro escavadeira por emenda parlamentar do deputado federal Frangão, que já está liberada, é só o governo pagar, vai fazer toda a diferença”.

SEDE E ESTRADAS

A secretaria de Obras tem sob sua responsabilidade a manutenção das ruas, galerias e boca de lodo da sede e todas as estradas do interior, que são 1.500 quilômetros de estrada de chão que interligam 18 comunidades à sede.

CRONOGRMA

Para organizar o trabalho, Cleverson montou um cronograma, “Entramos em janeiro, organizamos o cronograma e estamos trabalhando em cima dele, já realizamos as obras  nas comunidades de Nova Iguaçu e Segredo II, completa estrada principal e galhos com cascalhamento, isso vai conservar mais a estrada, vamos ter que fazer só a manutenção dessa estrada”.

Além de Nova Iguaçu, a secretaria já realizou obras nas comunidades de Barreiros, São José, Terra Nova, Paineira. Está terminando São Pedro e vão para Rio Verde e outra equipe está fazendo Baía. A atenção é especial para a linha do transporte escolar e do escoamento do leite, mas buscam fazer também os galhos das estradas.

Cleverson lembrou que sua secretaria presta serviços a todas as outras secretarias, “É uma secretaria que presta muito serviço às outras secretarias, precisamos ajudar no aterro sanitário, que é da secretaria de meio ambiente, por exemplo, estamos usando a máquina da agricultura que é do Porteira Adentro porque estamos com pouco maquinário, mas fazemos o trabalho aí do Porteira A dentro nas propriedades, é preciso que as secretarias se ajudem e nós temos um bom diálogo com todos”.  

 O cronograma evita correria e gastos, em relação à população, o secretário disse que é tranquilo, na medida do possível vão atendendo as cobranças. “Vamos nos organizando para atender ao máximo possível, porém, temos claro que é impossível atender todos, quando não conseguimos dar atendimento imediato conversamos, dando satisfação”.

ROUBOS

Além das dificuldades do maquinário e do tempo, Cleverson ainda enfrentava os roubos que aconteciam no pátio, para resolver esse problema, colocou um guardião nos finais de semana e instalou câmeras de vigilância.

DEDICAÇÃO MÁXIMA

O secretário disse que sua dedicação é total, chega às 7h30 e sai às 20 h.

“Espero a equipe retornar, já conversamos para ver o que deu certo e o que precisa ser organizado para o outro dia. Nos dedicamos ao máximo, sabemos o quanto as estradas são importantes para todos do município”.

 Cleverson agradeceu à sua equipe pela dedicação e ao prefeito Sebastião pela confiança, “A equipe é um destaque seja os operadores ou o pessoal da civil, da zeladora às meninas que trabalham na parte administrativa, todo mundo abraça a causa, estão alinhados no mesmo objetivo de fazer o cronograma virar realidade”.

 “Quero aproveitar e agradecer ao Sebastião pela confiança, pois me deu quase uma carta branca para desenvolver o trabalho, e o apoio que ele me dá e à secretaria”.

Compartilhe

Veja mais