Em parceria com a escola municipal Pedro Siqueira, o Fatos do Iguaçu está realizando uma homenagem para o município de Reserva do Iguaçu pelos seus 22 anos de emancipação política.  Essa semana o tema foi “Nosso Lugar”, realizado pelos alunos do 5º ano “C” juntamente com a professora Eliane Caldas fizeram uma pesquisa de campo no interior do município.

Na tarde ensolarada, de quinta-feira, 13 de setembro, os alunos saíram da Escola Pedro Siqueira para uma pesquisa de campo onde o destino era o interior do município de Reserva do Iguaçu, para chegar até lá puderam observar lindas paisagens que o município tem: rios, animais, matas, campos, plantações de lavouras, moradias entre tantas outras coisas, estavam maravilhados com tanta beleza, pois para muitos alunos tudo era novidade, porque não conheciam esses lugares.

Chegando ao destino à comunidade de Nossa Senhora de Fátima, na casa do Sr. Darci Marcondes e da Dona Marli Cury, os quais  receberam os alunos com muita gentileza e atenção. “Eles mostraram coisas que despertaram ainda mais a nossa curiosidade”, relatam os alunos; um museu, pequeno em espaço, mas com tanta coisa que o torna grande, pois possui tantos objetos de um valor imensurável, resgatando historias do passado.

Esse museu que D. Marli Cury conserva com muito carinho e cuidado era do seu pai, o qual ela tem prazer em manter preservado. Pudemos ver ali tantos objetos, uns antigos que nem se fabrica mais, desses conhecemos alguns que fazem parte da historia de nossa gente, como é o caso de lampião com uso de querosene, bruaca que era usada pelos tropeiros, cincerro, carroça, máquina de moer café, balança de pesar ouro, enfim, tantas coisas que nos deixou encantados, conhecer esses objetos que nossos antepassados usavam no seu cotidiano e hoje não temos mais para nosso uso foi surpreendente, ficamos felizes com isso.

No retorno, voltamos por outro caminho, que a cada quilômetro percorrido a nossa alegria em poder conhecer nosso município só aumentava, tivemos a oportunidade de conhecer uma casa construída de pedras do século passado. “O nosso passeio rendeu muitos conhecimentos, estamos muito felizes em saber que nosso lugar é rico em belezas.” concluíram os alunos.

Compartilhe

Veja mais