A equipe que implantou o programa  | Foto: Divulgação/SMS/RI

Os prontuários médicos agora são eletrônicos

A informatização hoje está em todos os setores, ela vem para dar agilidade, intercomunicação e qualidade à vida das pessoas e ao atendimento público.

DA RECEPÇÃO AO AGENDAMENTO DE EXAMES

O secretário municipal de Saúde de Reserva do Iguaçu, José Maria Lustosa Mendes, o Zé, explicou que todo o sistema da secretaria está informatizado, da recepção ao agendamento de consultas e exames ao prontuário médico. “Há anos o município já teve um sistema de informatização na saúde, mas ele foi desativado na última gestão. Agora implantamos um sistema moderno, que é completo, ele atende toda a atenção primaria, da recepção ao prontuário, farmácia, setor de epidemia, exames laboratoriais, enfim, ele dá suporte a todos os setores da saúde”, detalhou.

PRONTUÁRIOS MÉDICOS

Os prontuários médicos estão interligados, ou seja, quando o paciente chega à secretaria ele é cadastrado e tudo que ele faz fica registrado, sejam as consultas ou os exames e remédios que ele utilize.

Luan Alves Fernandes, funcionário da secretária, explicou que o sistema tem um alerta que avisa ao médico por exemplo se ele solicitar um exame, se o paciente realizou-o a pouco tempo, além disso, o médico pode visualizar quando e com quem o paciente consultou, quais remédios foram prescritos, “Aos prontuários médicos, apenas as pessoas autorizadas como os médicos e enfermeiras tem acesso”.

DADOS E COMUNICAÇÃO

Zé Maria, destacou que a informatização traz inúmeras vantagens e destacou o fato dos setores da secretária estarem interligados entre si com os programas governamentais estadual e federal. Outro ponto que ele ressalta é o fornecimento de dados reais e atualizados, “Estamos saindo da idade da pedra lascada, no quesito informatização e indo para era digital com um programa moderno e sofisticado. O mais importante é que passamos a ter o controle diário, o fornecimento de dados que vão ajudar na gestão dos recursos e na oferta dos serviços, ele vai gerar economia, direcionamento e qualidade no serviço prestado aos usuários da saúde”.

Na primeira semana já viram resultados na produtividade e desempenho de vários setores.

INDICADORES DAS METAS

Com os indicadores das metas, com dados atualizados poderá se direcionar as ações nos pontos que de fato estão carentes. “Com os relatórios de atendimento poderemos melhorar os indicadores de saúde, no atendimento das metas, porque ao final dos trabalhos o sistema já vai tabular os dados e se terá os números reais, isso vai indicar aonde precisa ser melhorado, a atuação será mais direcionada, eficaz e rápida”, explicou Zé Maria.

A PREFEITURA

Em conversa com o prefeito Sebastião Campos, MDB, ele repassou ao Fatos do Iguaçu que em breve todo o setor público municipal estará informatizado. Que eles estão implantando um programa que dará agilidade e qualidade aos serviços.

Compartilhe

Veja mais