Na parceria entre o Fatos do Iguaçu, a Escola Municipal Pedro Siqueira e os alunos dos 5ºs anos com as professoras regentes de turma Alzira Ribeiro Switalski, Eliane Caldas e Sonia Rosa Santos, criou-se um espaço para contar um pouco sobre Reserva do Iguaçu, já que no dia 4 de setembro comemorou-se 22 anos da emancipação política do município.

Os alunos do 5º ano “B”. com o auxílio da professora Alzira, resolveram contar um pouco das belezas inigualáveis e histórias marcantes do município.

Reserva do Iguaçu ainda é um município pequeno, mas com grandes belezas, como o Passo da Reserva, que traz uma história marcante de fé. A igreja, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, foi construída por conta de um milagre que, segundo relatos, aconteceu numa passagem do rio em 1875. Segundo a história, um tropeiro do Rio Grande do Sul seguia para São Paulo num período de enchentes, rodou rio abaixo e, num momento de desespero, fez um pedido a Nossa Senhora Aparecida que o salvasse que ele construiria uma igreja em agradecimento, e assim aconteceu. Todos os anos, no segundo domingo do mês de dezembro, tem uma grande festa religiosa, da qual participam romeiros de vários lugares.

Cachoeira do Passo da Reserva | Foto: Naor Coelho/Arquivo/Fatos do Iguaçu

Além da igreja, no santuário há o rio com uma bela cachoeira com mais de vinte e cinco metros de queda d’agua e um lindo bosque com churrasqueiras e mesas para os visitantes.

 Reserva tem uma beleza natural de florestas nativas e que já foi bastante modificada pela ação do homem para construção da Usina Hidrelétrica Governador Nei Braga, no Rio Iguaçu que, apesar de ter destruído a natureza, trouxe um grande progresso e trabalho para muitas famílias. Com a Usina foi construído o Museu Regional do Iguaçu, resgate da história do município através de objetos antigos, arqueológicos, animais silvestres que estão empalhados.

Há também o Horto Florestal com lagos e peixes, plantas nativas, várias espécies de flores, várias trilhas recortadas com águas naturais.

Entrevista com Jocelino Siqueira Moraes | Foto: Divulgação/Esacola

Para conhecer um pouco mais sobre a história e as belezas do município, entrevistamos o Sr Jocelino Siqueira Moraes, que é neto do doador do terreno onde foi construída a primeira Escola Municipal Pedro Siqueira, acompanhou a criação do município desde que era distrito de Pinhão, é nascido e criado na antiga Rondinha, participou do plebiscito da criação do município de Reserva do Iguaçu em 1995 através de uma convenção chamada “COERI” (Comissão Organizadora de Emancipação de Reserva do Iguaçu), liderada pelo Sr Erondi Soares, também nascido e criado nesse lugar.

O Sr Jocelino nos falou que melhorou muito o nosso município com a emancipação, com a prefeitura e os três poderes, entre elas, legalização do quadro urbano, rede de água, saúde, educação, ligação asfáltica. Ainda nos relatou que também fez parte de alguns melhoramentos no município, participou do plebiscito, que quando foi vereador conseguiu para o município aparelho de radio para patrulha policial, ambulância, participou da construção da sede própria do sindicato dos funcionários públicos, entre outros, porém, ainda tem muito a se fazer para melhorar nosso município, como saneamento básico, solução para os fertilizantes, entre outros.

Ele comentou sobre algumas pessoas que foram homenageadas com nome assim como a Escola Pedro Siqueira, brinquedoteca da escola (municipal), ginásio de esportes, Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira e algumas ruas.

A economia do município destaca-se pela agricultura, pecuária e madeiras. Desde sua criação vem evoluindo cada vez mais, em meio à beleza de florestas, campos e um povo acolhedor, que ainda zela pelos costumes, tradição, como as festas religiosas, esporte, tropeadas, bailes gaúchos.

Compartilhe

Veja mais