A segunda etapa da 65º edição dos jogos escolares do Paraná (JEPS), começou para o Núcleo Regional de Guarapuava (NRE), e como de costume para a região, o município-sede é mais uma vez a cidade de Reserva do Iguaçu.

Oito municípios estão sendo representados na regional realizada em Reserva do Iguaçu: Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Pinhão, Turvo e o município-sede. Ao todo, 27 escolas foram representadas no cerimonial de abertura.

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (11), no Ginásio João Luiz Nunes Félix, e aproximadamente, 1300 pessoas, entre alunos-atletas, professores, organização e familiares, assistiram as maravilhosas coreografias e apresentações musicais que abrilhantaram a cerimônia.

”Estamos muito felizes em mais uma vez sediar os jogos, evento a qual está entre um dos maiores da américa latina, agradeço ao prefeito, aos coordenadores do Núcleo, e principalmente aos professores, pois confiaram em nós e trouxeram os seus alunos a essa edições dos JEPS”, disse com muita vibração, o chefe do escritório regional, Edson Pereira de Andrade.

Demonstrando o seu apoio ao evento esportivo no município, o prefeito de Reserva do Iguaçu também fez o seu discurso no cerimonial com palavras de incentivo aos alunos-atletas presentes, ”Quero agradecer ao governo do estado, que confiou mais um vez no município de Reserva do Iguaçu em sediar esse tão importante evento, agradeço a todos os envolvidos na organização, a cidade fica muito feliz em recebê-los em mais um ano, disse com muita vibração o prefeito da cidade, Sebastião Campos.

 

O prefeito da cidade Sebastião Campos demonstrou o seu apoio na edição do JEPS em Reserva do Iguaçu

O prefeito da cidade Sebastião Campos demonstrou o seu apoio na edição do JEPS em Reserva do Iguaçu. (foto: João Passos/SEET-PR)

“No ano passado foram cerca de 98% dos municípios representados por colégios competindo nos Jogos Escolares do Paraná. Este ano temos, mais uma vez, o orgulho de movimentar crianças e jovens a saírem de suas casas e do assédio do mundo da internet para despertar a vida, a saúde e o encontro de amigos que o esporte proporciona. É a maior competição escolar do país, o que deixa o nosso estado muito feliz por ter uma equipe tão comprometida e que se dedica para marcar novamente a história do esporte e da educação. Gostaria de agradecer à governadora Cida Borghetti pelo apreço e pela sensibilidade dedicada a este projeto, porque os JEPs, sem dúvidas, desperta a paixão pelo esporte em muitos jovens corações” João Barbiero, secretário de Estado do Esporte e do Turismo.

A cerimônia

O cerimonial começou com a execução dos hinos nacional, estadual e munícipal tocado e cantado ao vivo pelos alunos do coral do Serviço de Convivência e Assistência Social.

O colégio estadual professora Isabel Fonseca Siqueira, fez o ginásio vibrar na sua apresentação teatral através de sombras humanas com a temática de uma romântica história de amor, a segunda apresentação do grupo, foi com o intuito de conscientizar os espectadores da necessidade de cuidar do nosso planeta, preservando o meio ambiente.

As apresentações que mais chamaram atenção dos espectadores presentes na cerimônia, foi a participação das crianças da escola infantil Pedro Siqueira, que apresentaram uma peça de teatro em três partes, homenageando a pira olímpica e contando a história da origem dos jogos olímpicos.

Participaram ainda da festa de abertura, os grupos de dança: Zizo Company Dance de Rio Bonito do Iguaçu e Black Heart de Laranjeiras do Sul.

O grupo de dança Black Heart de Laranjeiras do Sul fez a última apresentação no cerimonial.

O grupo de dança Black Heart de Laranjeiras do Sul fez a última apresentação no cerimonial. (Foto: João Passos/SEET-PR)

Encerrando a participação dos alunos-atletas, quem fez o juramento do atleta, foi o aluno-atleta Josias, destaque no atletismo e no basquete.

A cerimônia encerrou-se com a participação de um ex-aluno que disputou várias edições do JEPS como atleta jogando futsal, e hoje, joga profissionalmente pelo Clube Atlético Deportivo de Guarapuava disputando a Sério Ouro do campeonato paranaense, e também convocado para a seleção brasileira de futebol de salão sub-20, Renan Diego Souza de 20 anos.

A partir de hoje, terça-feira (12), começam as competíções na regional de Reserva do Iguaçu. Serão disputados as competições coletivas e individuais para alunos do ensino regular e alunos com deficiência (ACD), nas categorias A (14 a 17 anos) e B (11 a 13).

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo e Secretaria da Educação, com apoio do município de Reserva do Iguaçu.

Texto e Fotos: COM/JEPS| João Passos

Confira Galeria de Fotos: Momentos da Abertura 65º edição dos Jogos Escolares do Paraná

 

Compartilhe

Veja mais