Secretarua

O agendamento deverá ser feito até o dia 1º de março

Por Nara Coelho

No municipio de Reserva do Iguaçu/PR, os profissionais da saúde já estão imunizados, já tomaram as duas doses da vacina contra o covid-19.

A enfermeira Kellen Viviane Marques Siqueira, responsável pela sala de imunização do municipio, explicou que apenas três profissionais de saúde ainda não estão imunizados porque eles positivaram para o covid-19, mas as vacinas deles está armazenada.

Agora é a vez dos idosos de 80 a 89 anos

Kellen informou que agora está vindo a primeira dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz para ser aplicada nos idosos de 80 a 89 anos.

O Ministério da Saúde tem feito o levantamento do número de pessoas em cada faixa etária utilizando os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, segundo os dados, Reserva do Iguaçu tem 46 idosos entre 80 a 89 anos e chegam na sexta-feira, 26 de fevereiro,  48 doses.

É preciso agendar a vacinação

agendamento para vacinar idosos
Enfermeira Kellen Viviane Marques Siqueira

A enfermeira explicou que as vacinas vêm em frascos com 10 doses, que após aberto cada frasco tem a durabilidade de seis horas. Para prevenir o desperdício da vacina, eles optaram por agendamento, “Com o agendamento organizamos as pessoas por grupos para cada horário e dia, assim, evitamos o desperdício das doses”.

O agendamento pode ser por telefone

Para agendar, um familiar do idoso que irá tomar a vacina pode ir até o Posto Central no setor de agendamento de consultas ou ligar para agendar pelo número 3651 8060 ou 984097173.

Quem já passou o nome do idoso para as agentes de saúde não precisa ir ao Posto e nem ligar para agendar, é só aguardar que a equipe de vacinação entrará em contato com a família avisando o dia que o idoso deverá comparecer para tomar a primeira dose da vacina contra o covid-19.

Agendar até segunda-feira

O agendamento deve ser feito até segunda-feira, 1º de março, “Os familiares ligam ou vem aqui no Posto, nos informam o nome do idoso e deixam um número de telefone de contato e nós retornaremos avisando que dia e horário o idoso deverá vir tomar a vacina”, explicou a enfermeira Kellen.

Compartilhe

Veja mais