
Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu
Por Naor Coelho – Portal Fatos do Iguaçu
A Câmara Municipal de Pinhão-PR realiza nesta segunda-feira, 30 de junho, a 18ª Sessão Ordinária de 2025, marcada para às 19h no Plenário Mário Evaldo Mórski. A pauta da sessão contempla a apresentação de indicações de vereadores, votação de requerimentos e a primeira discussão de dois anteprojetos de lei de autoria do Poder Executivo.
Indicações parlamentares
O vereador Josiel da Silva Santos, PSD, apresenta cinco indicações, entre elas a solicitação para abertura de uma estrada em terreno público no Bairro Colina Verde, nas proximidades do mato do Suzuca, e o cascalhamento do trecho final da Rua Domingos Ferreira, que dá acesso ao local. Ele também propõe a construção de uma lombada na Rua Expedicionário Amarílio Lima, próximo ao cemitério da Vila Caldas e à Igreja da Fé, além da instalação de filtros ou cestas coletoras em bocas de lobo nas vias públicas, com objetivo de modernizar o sistema de captação de resíduos.
A vereadora Solange Adronski, PP, sugere a inclusão dos Departamentos da Pessoa Idosa e da Igualdade Racial à estrutura da Secretaria da Mulher, seguindo exemplo de reorganização já adotado em nível estadual.
Já a vereadora Vilma Kitcky, PT, protocolou duas indicações solicitando a manutenção da iluminação pública na Rua dos Papagaios, no Bairro Água Verde.
Ordem do dia: requerimentos e anteprojetos em discussão
A sessão também contará com a votação de dois requerimentos. O Requerimento nº 18/2025, assinado pelos vereadores Edson Francesconi, PT, João Paulo Mendes, (Pode), Luciano Padilha, PSD, Marcio Roberto de Oliveira, PSD, e Vilma Kitcky, PT, solicita o encaminhamento da prestação de contas da 18ª Festa do Pinhão.
O Requerimento nº 19/2025, apresentado por João, Luciano e Marcio, busca esclarecimentos sobre a ausência dos anexos do Anteprojeto de Lei nº 1.338/2025, que trata das diretrizes orçamentárias para o exercício de 2026.
Na ordem do dia, também está prevista a primeira discussão e votação de dois anteprojetos de lei do Poder Executivo. O Anteprojeto nº 1346/2025 propõe a criação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, revogando a Lei Municipal nº 2.201/2022. Já o Anteprojeto nº 1347/2025 autoriza o município a desapropriar um imóvel urbano para fins de interesse social, de forma amigável ou judicial, revogando a Lei nº 2.342/2024.
A sessão será conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Paulo Mendes, e será aberta à participação da comunidade.