Rev. Sandro

É claro que todos sabem, que prevenir é melhor que remediar, mas na prática, a grande maioria vive remediando certas coisas, que poderiam ser evitadas. A secretaria de saúde tem conscientizado a população para irem ao posto, receber a vacina contra o Sarampo, Febre Amarela e outros e eles mesmos estão visitando as comunidades levando a prevenção; mas grande parte, não dá a devida atenção a algo que é sério, que pode trazer graves consequências.

É bem pior remediar, quantas coisas, não somente na esfera da saúde, poderiam ser evitadas, através da prevenção. Quantos acidentes poderiam ser evitados, se de fato as leis, as placas de transito fossem observadas. Eu sou hipertenso, preciso tomar o remédio para pressão alta, todo dia, se ignorar, considerando que não preciso, isso pode causar sérios danos a minha saúde.

É necessário prevenir, é necessário ser proativo, é para o bem, é para que a vida seja melhor, a saúde seja melhor, a família caminhará melhor, as finanças caminharão melhor. Já parou para pensar, quantos gastos em saúde, remédios, poderiam ser evitados, se houvesse uma prevenção melhor. O grande problema é que as vezes achamos que não vai ter nenhum dano se não vacinar, não obedecer, as leis de transito.

Em outras áreas também, veja na esfera financeira, quantos sofrem com inúmeras contas e outros mais, por não ter um planejamento financeiro, fazendo mais contas para tentar sanar outras contas (é bom enfatizar que estou falando aqui daqueles que gastam desenfreadamente, comprando o que não precisam para agradar quem não está nem aí).

Na esfera familiar também, precisamos estar atentos ao que os filhos estão fazendo, o que estão assistindo, com quem estão andando, quem são seus amigos, dialogar, prevenir das más influências, de caminhos que não convém e que podem ser destrutivos.

As Escrituras nos alertam quanto a prevenção também, em Provérbios encontramos a seguinte exortação: “Não é bom proceder sem refletir, peca quem é precipitado”. Que o Eterno Deus nos ajude e que possamos ajudar uns aos outros também quanto a prevenção. Lembre-se, prevenir é o melhor remédio, que isso não seja apenas um jargão, mas uma verdade vivida por cada um de nós.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues

Pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais