source

Chegou o dia mais assustador do ano e nada melhor para celebrar do que fazendo uma maratona de filmes de terror . O Halloween é propício para apostar no terror, e o gênero tem diversas franquias de sucesso, que continuam somando fãs a cada lançamento.

jason arrow-options
Divulgação

Filmes de terror

Uma das mais conhecidas, ” Halloween “, já tem 11 filmes, 10 deles focados no serial killer Michael Myers. Nos últimos 40 anos, Jamie Lee Curtis e diversos atores já passaram pela franquia, inclusive Paul Rudd, Tyra Banks e Udo Kier.

Leia também: Filmes de terror nada assustadores para curtir no Halloween

Fórmulas de sucesso, muitos filmes ganharam continuações e histórias derivadas, como “Invocação do Mal” nos últimos anos. Por isso, selecionamos as maiores franquias de terror para aproveitar nesse Dia das Bruxas.

Invocação do Mal

O primeiro filme da saga foi lançado em 2013 e virou um fenômeno, arrecadando mais de US$ 300 milhões de bilheteria pelo mundo. O sucesso garantiu mais duas sequências, a terceira delas programada para estrear em 2020.

Além disso, outras três histórias derivaram da original: “Annabelle”, que teve três filmes, “A Freira” e “A Maldição da Chorona”. Uma sequência de “A Freira” além de “The Crooked Man”, baseado em um personagem que aparece em “Invocação do Mal 2”, estão em pré-produção.

Pânico

Uma homenagem aos filmes de terror, “Pânico”, de 1996, relembra algumas histórias clássicas por meio do assassino, fã de filmes do gênero. Estrelado por Neve Campbell e Courtney Cox, o longa ganhou outras três sequências, todas com a presença do elenco original. A última delas foi lançada em 2011 e, além do elenco fixo, contou com outros nomes que depois se consolidaram em Hollywood: Emma Roberts, Britt Robertson, Lucy Hale, Alison Brie, Kristen Bell e Anna Paquin.

A Hora do Pesadelo

Com cerca de US$ 1 milhão, o diretor Wes Craven criou uma obra do gênero com “A Hora do Pesadelo”, de 1984. O filme, que contava com um jovem Johnny Deep no elenco, ganhou seis continuações, além de um remake em 2010. Saído de um pesadelo, Freddy Krueger atormenta a jovem Nancy (Heather Langenkamp) e seus amigos, buscando vingança pelo que sofreu no passado.

Heather ainda voltou para a terceira sequência e no sétimo filme, de 1994, também dirigido por Craven, mas o elenco sempre mudou a cada filme. Apenas Robert Englund viveu o papel de Freddie Krueger em todos os filmes. Em 2010, Samuel Bayer fez uma nova versão do clássico, estrelado por Rooney Mara e com Jackie Earle Haley como Freddie.

Sexta-Feira 13

Outro icônico personagem de terror, Jason só ganhou a famosa máscara no terceiro filme, mas desde o primeiro longa da franquia “Sexta-Feira 13” em 1980, ele aterroriza adolescentes. Uma das mais longas, a saga já soma 12 filmes, entre sequências, adaptações, remakes e crossovers.

Entre 1980 e 1993 foram nove filmes. Depois disso, a franquia foi deixada de lado até 2001, quando “Jason X” retomou o personagem com um novo conceito: o filme se passa no futuro. Depois disso a história ainda ganhou um remake em 2009.

Cross-over

Antes de ganhar remakes, que ainda podem render continuações no futuro, os personagens de Jason e Freddie Krueger se encontraram em “Freddie vs Jason”, em 2003. O longa mostra Freddie usando Jason para tentar retornar a cidade de Springwood. Mas, quando o matador mascarado começa a matar suas vítimas, eles acabam se enfrentando em um embate mortal.

cena de freddie vs jason arrow-options
Divulgação

“Freddie vs. Jason”

Massacre da Serra Elétrica

A mais antiga das franquias, o primeiro filme de “O Massacre da Serra Elétrica” é de 1974 e mostrava o assassino Leatherface. O sucesso do filme foi tão grande, que levou a diversas continuações, totalizando oito. No segundo filme, apenas um ator e o diretor original retornaram, e com o fracasso de bilheterias do terceiro, na quarta sequência a produção optou por uma espécie de remake, com Renée Zellweger e Matthew McConaughey como protagonistas.

Leia também: Sem boneco assassino! Listamos filmes de terror diferentes para sexta-feira 13

Em 2003 foi feita uma refilmagem original, com Jessica Biel no papel principal, seguida por uma prequela da história do serial killer. O filme teve até uma versão 3D em 2013, com a história que servia como sequência do original de 1974. Jordana Brewster, Scott Eastwood, Viggo Mortensen e Jonathan Tucker também já atuaram em filmes da franquia.

Brinquedo assassino

Em 1988 um brinquedo tirou a noite de sono de muitas crianças com o lançamento de “Boneco Assassino”. A história de Chucky fez tanto sucesso que ganhou duas sequências em 1990 e 1991. A história do boneco ganhou ramificações, conforme sua família aumentou.

Em 1998 ele ganhou uma noiva em “A Noiva de Chrucky” e em 2004 “O Filho de Chucky” mostra o surgimento do filho do casal. Em 2017 o filme ganhou mais uma continuação, com a criança do primeiro filme agora já adulto. Em 2019 o filme ganhou um remake do original, com Aubrey Plaza no papel principal. 

Halloween

A franquia protagonizada por Jamie Lee Curtis e dirigida por John Carpenter é, ao lado de “O Massacre da Serra Elétrica” uma das mais antigas, e até agora a mais produtiva. São 11 filmes, incluindo sequências do remake. Curtis esteve nos dois filmes originais, além de “Halloween H20”, de 1998, “Ressurreição”, de 2002 e “Halloween”, de 2018.

Leia também: Terror real! Pessoas estão vendo demônios após assistirem novo filme da Netflix

Ela ainda está confirmada em duas sequências da franquia ” Halloween “, que estão programadas para estrear em 2020 e 2021.

Fonte: IG GENTE

Compartilhe

Veja mais